O Dia Europeu dos Parques celebra-se no dia 24 de maio e, para comemorar esta data, a Musement,  preparou uma lista com os parques e áreas naturais protegidas mais populares em Portugal.

A pesquisa foi feita com base no número de avaliações recebidas no Google. Para a realização do estudo, foram consideradas todas as zonas incluídas na Rede Nacional de Áreas Protegidas.

Estes são os 10 lugares naturais que precisa visitar pelo menos uma vez na vida. 

1. Parque Natural de Sintra-Cascais  - Com mais de 36.000 avaliações, o Parque Natural Sintra-Cascais lidera o ranking, e razões não faltam. Com mais de 14.000 hectares é possível apreciar a grande diversidade e beleza cénica do parque. As suas principais atracções incluem a vegetação da Serra de Sintra, a flora dos parques da Pena e de Monserrate, a praia do Guincho com suas dunas e, claro, o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa continental. Além disso, o património histórico e arquitetónico da área é incomparável. 

Parque Natural de Sintra-Cascais
Parque Natural de Sintra-Cascais créditos: xlizziexx/Pixabay

2. Parque Natural da Arrábida -  O Parque Natural da Arrábida, que se estende pelos municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra, é famoso pelas suas serras calcárias e pelas suas abruptas falésias, cujos tons claros contrastam com o azul do mar. A área protegida possui uma enorme riqueza natural, incluindo um raro exemplar de maquis mediterrâneo. Muitos visitantes escolhem as praias do parque, como a Figueirinha, Galapos e Portinho da Arrábida, para desfrutar de um dia relaxante à beira-mar. 

3. Parque Nacional da Peneda-Gerês -  Como não poderia deixar de ser, o único parque nacional do país também conquistou um lugar no ranking. Localizado entre o Alto Minho e Trás-os-Montes, numa região montanhosa acidentada, o parque possui uma enorme diversidade botânica, incluindo um dos carvalhos mais importantes de Portugal. Ao valor paisagístico desta área protegida se adiciona o valor cultural e histórico. Uma parada obrigatória é a pitoresca aldeia de Pitões das Júnias, onde ainda se mantêm vivas as antigas tradições.

4. Parque Natural da Serra da Estrela - A Serra da Estrela é o ponto mais alto de Portugal Continental e a maior área protegida do país. Aqui, ainda se conservam vestígios da última era do gelo e, graças à sua geodiversidade e à presença de rochas com milhares de anos, foi reconhecido como Geoparque pela Unesco. São inúmeros os trilhos para explorar as maravilhas naturais do parque, seja a pé, a cavalo ou de bicicleta; e quando a neve chega é o lugar perfeito para praticar desportos de inverno. Para os amantes de queijos, o parque reserva outra grande surpresa: o delicioso Queijo Serra da Estrela, que ainda é fabricado de forma artesanal.

5. Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina - As íngremes falésias formadas pela erosão do vento e do mar são um dos símbolos mais característicos deste parque natural, situado na costa sudoeste de Portugal. Com localidades tão encantadoras como Porto Covo e Vila Nova de Milfontes, extensas faixas de areias como as praias de Odeceixe e Amoreira, inúmeras espécies de aves e rica flora terrestre, não é de estranhar que o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina ocupe a quinta posição do ranking.

6. Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica - Esta zona protegida é uma faixa costeira com cerca de 13 km que se estende desde a Costa da Caparica até à Lagoa de Albufeira. Um dos seus símbolos mais marcantes é o espetacular cume fóssil, uma sucessão de estratos rochosos sedimentares de tons dourados, que devido à regressão marinha já não está em contacto com o mar. A bela paisagem é completada pela Mata Nacional dos Medos, classificada como Reserva Botânica, e pelas praias, que estão entre as mais movimentadas da região de Lisboa

Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica
Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica créditos: Ronile/Pixabay

7. Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros - O símbolo do parque é o morcego e, de fato, até 18 espécies diferentes habitam a área protegida. As Serras de Aire e Candeeiros são um paraíso para os amantes da espeleologia, pois não faltam grutas ou espaços cavernícolas esculpidos pela água e pela passagem do tempo, como é o caso da gruta do Algar do Pena. Outro local impressionante é o Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros de Ourém / Torres Novas, onde se podem admirar as enormes pegadas de dinossauros saurópodes, com mais de 175 milhões de anos.

8. Reserva Natural Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António - Esta área protegida situa-se no sudeste do Algarve e 70% da sua superfície é zona húmida. Sendo um local de passagem, invernada e nidificação de inúmeras espécies de aves aquáticas, é um verdadeiro paraíso para os amantes da observação de aves em qualquer época do ano. Também possível ver de perto as salinas, que no passado foram uma das principais fontes de riqueza da região.

9. Parque Natural da Serra de São Mamede - Este parque natural, em que se misturam as influências atlântica e mediterrânica, destaca-se a diversidade de habitats, abrigando uma grande variedade de espécies de animais e quase 800 espécies de plantas. Além disso, o parque também possui um extenso património cultural e histórico como as ruínas da Cidade Romana de Ammaia, o Castelo de Vide e o Castelo de Marvão. 

10. Paisagem Protegida Regional da Costa de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo - Com mais de 4.600 avaliações, esta área protegida que se estende por 8,5 km no litoral sul do concelho de Vila do Conde fecha o ranking.  A sua grande diversidade de habitats, inclui dunas, praias, zonas húmidas e florestas, abriga em torno de 81 espécies diferentes de aves e 14 espécies de anfíbios. Para admirar este rico património paisagístico e biológico, existem diferentes percursos exploratórios que permitem aos visitantes uma imersão total na natureza.

Publicado originalmente a 11 de maio de 2023