Foto: @Fernando Dantas

O Observatório Jodrell Bank, em Cheshire, é o mais recente Património Mundial da Unesco do Reino Unido. Com esta nova adição, o país passa a ter 32 Patrimónios Mundiais da UNESCO, uma lista que inclui Stonehenge, a cidade de Bath, o Palácio de Blenheim, a Muralha Hadrian e a Torre de Londres.

Casa do Telescópio Lovell, o terceiro maior radiotelescópio do mundo, o Jodrell Bank é um observatório científico em funcionamento e uma importante atração turística.

Usada pela primeira vez para rastrear o satélite Sputnik da União Soviética - o primeiro satélite artificial do mundo - Jodrell agora opera o radiotelescópio nacional e-MERLIN do Reino Unido e é a sede do Square Kilometre Array - um projeto inovador para construir o maior telescópio do mundo.

O acréscimo do Observatório Jodrell Bank à lista de Património da Humanidade é um reconhecimento da sua notável herança científica e do seu papel no desenvolvimento da radioastronomia.

Lovell Telescope, Jodrell Bank Observatory
Lovell Telescope, Jodrell Bank Observatory créditos: Mike Peel/Wikipedia

O Jodrell Bank Discovery Center atua como um local de inspiração para jovens cientistas de todas as idades, enquanto seus jardins são populares para caminhadas e piqueniques.

As famílias podem explorar a teoria científica e descobrir mais sobre o espaço no Pavilhão do Planeta, descobrir o funcionamento interno de Jodrell Bank no Pavilhão Espacial e apreciar espetáculos e exposições de ciência no Pavilhão das Estrelas.

Um conjunto interessante de ecrãs interativos, jogos e exibições exploram o espaço, incentivando os visitantes a descobrir mais sobre o sistema solar e a extensão do universo.

O Radiotelescópio Mark II
O Radiotelescópio Mark II créditos: Mike Peel/Wikipedia

As Telescope Walking Tours (caminhadas a pé) ocorrem diariamente às 15h15, com passeios adicionais às 11h45 aos fins de semana, oferecendo aos visitantes a oportunidade de descobrir mais sobre como o Telescópio Lovell funciona. Os passeios duram cerca de 45 minutos e são gratuitos com a aquisição do bilhete de acesso ao local.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.