10 locais para desfrutar da beleza outonal do Reino Unido:

1. Westonbirt National Arboretum, Gloucestershire, sudoeste de Inglaterra
Cuidadosamente plantado em meados do século XIX, o Westonbirt National Arboretum é lar para cerca de 15 mil espécies provenientes de todo o mundo. Desde finais de setembro, este oásis de paz ganha cores outonais que perduram até novembro. Mas outubro é indiscutivelmente a melhor época para visitá-lo, pois é quando o mosaico de folhas atinge o seu auge de beleza. Há 27 km de trilhos para caminhadas ao longa da propriedade de 250 hectares, que se divide em três áreas principais: o Old Arboretum, os bosques antigos de Silk Wood e o relvado de Downs.

Na página do Facebook do Westonbirt é possível obter atualizações e informações sobre eventos.

2. Faskally Wood, Perthshire, Escócia
Perthshire é conhecido como o lar das grandes árvores, com 25 espécies, entre as quais destacam-se o pinheiro escocês, o vidoeiro-branco, a aveleira, o freixo e o carvalho. É um belo lugar para se visitar durante todo o ano, mas torna-se indiscutivelmente mais bonito com a chegada do outono. Criada como “floresta modelo” no século XIX, Faskally Wood tem um trilho sinalizado rodeado de árvores. Ao cair da noite, transforma-se numa Enchanted Forest, com uma iluminação amarelada e animada através de espetáculos de música.

3. Lime Avenue no Marbury Country Park, Cheshire, noroeste de Inglaterra
Prepare o Instagram – porque vai tirar muitas fotos do outono dourado da belíssima simetria da Cal Avenue, um legado dos tempos das grandes propriedades no Marbury Country Park. O parque fica no coração das Northwich Community Woodlands, que faz parte da Mersey Forest.

4. New Forest, Hampshire, sul de Inglaterra
O New Forest National Park tem cerca de 130 quilómetros quadrados de bosques antigos. Eles abrigam poderosas sequoias-vermelhas plantadas no final da década de 1850, assim como ameiros, faias, castanheiros e outras espécies de árvores. Faça o percurso das árvores altas com majestosas coníferas na Rhinefield Ornamental Drive, um dos melhores locais para experimentar a variedade de tonalidades outonais, que chegam a tempo para o New Forest Walking Festival, em outubro. Não perca o enorme carvalho de 500 anos chamado Knightwood Oak, na Bolderwood Ornamental Drive, perto de Lyndhurst, onde é possível também ver póneis selvagens e porcos passeando pela floresta à procura de castanhas.

5. Richmond Park, Londres
Uma boa opção para fugir ao movimento urbano de Londres e absorver a riqueza das cores de outono através de uma caminhada ou passeio de bicicleta ao redor de Richmond Park, numa altura em que as folhas dos seus velhos carvalhos adquirem um profundo tom laranja. É uma reserva natural nacional, a maior de Londres e três vezes mais extensa do que o Central Park de Nova Iorque. Provavelmente vai encontrar aqui sinais de vida selvagem entre as folhas de outono: o Richmond Park é um parque de veados desde 1637.

Entre na galeria para ver alguns dos locais:


6. Bodnant Gardens, Colwyn Bay, País de Gales
Com uma vista deslumbrante para as montanhas Carneddau da Snowdonia, o bosque de Bodnant possui muitas castanheiras, uma cascata e um vale profundo emoldurado por árvores gigantescas. Outubro é o melhor mês para desfrutar das cores vivas da estação, de preferência através de uma caminhada guiada por funcionários do parque.

7. Bedgebury National Pinetum and Forest, Kent, sudeste de Inglaterra
Os visitantes de Kent (conhecido como o "Jardim de Inglaterra") podem descobrir um dos melhores conjuntos de árvores coníferas do mundo no Bedgebury National Pinetum and Forest, originárias de diferentes partes do mundo. Numa caminhada através da floresta encontrará pinheiros da Califórnia, da Escócia e até mesmo de Taiwan. Durante os meses de outono, laranja, vermelho, roxo e amarelo decoram o topo das árvores e o chão da floresta. Se pretende mais emoção, aventure-se no Go Ape Bedgebury Forest, um circuito de slides para explorar a copa das árvores.

8. Mount Stewart House, County Down, Irlanda do Norte
Esta casa senhorial é emoldurada por um dos jardins mais fora do comum do National Trust. O clima ameno da Strangford Lough (onde um estreito forma um grande mar interior) permite o aparecimento de plantas exóticas, o que faz com que parte da paisagem tenha uma inspiração mediterrânica. Em outubro, os guias do Mount Stewart levam os visitantes numa caminhada de outono para apreciar o jogo de cores nas copas das árvores.

9. Kew Gardens, Londres, Inglaterra
A apenas 20 minutos do centro de Londres, os Kew Gardens são perfeitos para relaxar e conhecer algumas das plantas mais raras do mundo. Durante o outono, há passeios guiados e sessões de identificação de árvores pela enorme área de cerca de 120 hectares. Um passeio pelas copas das árvores, a 18 metros do solo, dá-lhe a oportunidade de desfrutar de vistas panorâmicas dos jardins e da cidade.

10. Stourhead, Wiltshire, sudoeste da Inglaterra
Os mundialmente famosos jardins de Stourhead, erguidos no século XVIII – com templos clássicos, um largo e uma gruta abobadada – foram descritos como "uma obra de arte viva" quando inaugurados na década de 1740. Os jardineiros originais plantaram plátanos, carvalhos, faias e castanheiras espanholas, além de bétulas, castanheiros-da-índia e freixos, e uma geração depois adicionaram árvores e arbustos mais exóticos. O reflexo das árvores coloridas no lago, em todo o seu esplendor, é a maior atração dos passeios guiados pelas cores do outono e que se realizam em outubro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.