O verão em Varsóvia pode ser curto, mas os seus habitantes sabem como aproveitá-lo ao máximo. Por isso, não hesite em juntar-se a eles. Aproveite os voos da TAP e vá conhecer esta fantástica capital! Descubra aqui tudo o que não pode perder na sua viagem a Varsóvia.

PRAIA, PARQUES E JARDINS

Nos últimos anos as praias do rio Vístula (Wisla) começaram a ser muito populares — tanto entre os habitantes locais como entre os visitantes da cidade de Varsóvia — e o recentemente renovado Vistula Boulevard (Bulwary Wiślane) também começou a atrair muita gente para esta área.

Se visitar Varsóvia no verão não deixe de passar um dia na Praia Poniatówka. Localizada sob uma ponte com o mesmo nome, é uma das mais populares. Nos sábados e domingos, quando a temperatura sobe, quase toda a cidade se dirige para lá, por isso, se tiver possibilidade, visite esta praia de areias finas durante a semana. É o local perfeito para apanhar sol, relaxar, jogar uma partida de voleibol ou comer e beber num dos muitos bares da área.

Próximo de Poniatówka há também outras praias mais pequenas e mais adequadas a quem não gosta de multidões.

Quando o sol começar a desaparecer no horizonte dê um passeio pelo Vistula Boulevard e descubra o que de melhor a noite em Varsóvia tem para lhe oferecer. Comece na estação de metro Centrum Nauki Kopernik e continue em direção ao sul.

Não fique muito tempo apenas num bar, há muitos para conhecer!

Varsóvia
créditos: Adrian Grycuk

Varsóvia é uma cidade com bastantes zonas verdes. Os seus parques e jardins oferecem um refúgio tranquilo a quem quer escapar do barulho e da agitação da capital polaca. Dois dos mais bonitos são o Parque Lazienki e os Jardins Botânicos (Ogrod Botaniczny).

Num dia quente de verão, faça como muitos dos habitantes locais: prepare uma cesta de piquenique e sente-se debaixo de uma árvore ou perto de uma fonte a relaxar e a aproveitar a paisagem.

CIDADE VELHA DE VARSÓVIA

Dê um passeio pelo centro histórico de Varsóvia. Esta área foi reconstruÍda após a II Guerra Mundial e está classificada como Património Mundial da UNESCO.

Tem como principais atrações o Castelo Real; a Fortaleza (Barbican), a estátua da sereia Syrena; o Grande Teatro (que funciona como ópera e casa do Ballet Nacional) e a Praça do Mercado — o antigo centro da vida pública de Varsóvia, que continua até hoje um local animado e cheio de vida, com bons restaurantes, lojas de souvenirs e muitos artistas de rua.

Aproveite para experimentar cerveja com xarope de framboesa. Esta bebida, servida tipicamente com uma palhinha, é muito popular na Polónia durante o verão. É refrescante e tem um sabor único.

Varsóvia possui um grande número de bares e pubs e pode-se comprar cerveja em quase qualquer lugar. A Polónia orgulha-se de produzir cerveja artesanal de excelente qualidade e durante o verão, a maioria dos bares tem os seus próprios "jardins de cerveja" ou esplanadas onde o cliente pode saborear a sua bebida preferida, sentado ao sol, com toda a tranquilidade.

Está interessado num passeio de barco? Desça até à margem do rio e embarque num dos cruzeiros disponíveis para ver a cidade de uma outra perspetiva.

Quando regressar a terra, explore os museus do centro histórico. Entre aqueles que merecem uma visita, está o Museu de Literatura e o Museu Histórico de Varsóvia.

Varsovia
créditos: The Travellight World

EXCURSÕES

Fazer uma excursão organizada quando visitamos uma cidade nova pela primeira vez não é má ideia. Os guias locais podem mostrar-lhe os pontos principais da cidade e explicar a sua história. Varsóvia oferece várias opções: existem passeios a pé (muitos deles gratuitos), de segway e de bicicleta, além dos tradicionais autocarros hop-on/hop-off.

MERCADOS DE “PEQUENO-ALMOÇO”

Visite os chamados mercados de “pequeno-almoço” de Żoliborz e de Mokotów, onde muitos restaurantes de Varsóvia apresentam as suas melhores sugestões. É a oportunidade perfeita de provar comida polaca deliciosa e da melhor qualidade

Estes mercados incluem habitualmente eventos e concertos que tornam a experiência dos visitantes ainda mais agradável.

CONCERTOS E CINEMA

No verão, o Parque Lazienki oferece, todos os domingos às 12h00 e às 16h00, concertos gratuitos, nos quais é tocada música de Chopin.
Os concertos atraem todos os anos centenas de admiradores do compositor polaco e acontecem em frente ao monumento que lhe é dedicado.

Sente-se num dos bancos do jardim ou leve uma toalha para se sentar na relva junto com os outros amantes de música clássica.

Varsóvia
créditos: The Travellight World

Já quem gosta de cinema e visita Varsóvia no verão, não pode perder as exibições ao ar livre da Filmowa Stolica Lata. As sessões são abertas em diferentes locais da cidade e incluem mais de 200 filmes.

CENTRO COPÉRNICO DE CIÊNCIA

Quem viaja com crianças deve visitar o Centro Copérnico de Ciência, um museu interativo dedicado a Nicolau Copérnico. O museu tem muitas experiências que os mais pequenos podem realizar e aprender enquanto se divertem.

Varsóvia desde 70€