Ao serviço da marinha portuguesa, o Navio-Escola Sagres já deu três voltas ao mundo, a primeira em 1978/1979, a segunda em 1983/1984 e a última em 2010. Em 2022, o planeamento do Sagres contemplou uma viagem ao Brasil. Dois antes, a quarta viagem ao mundo era para ter acontecido, mas a pandemia provocada pela covid-19 adiou os planos.

O Navio-Escola Sagres navega atualmente pelos mares com a missão de oferecer treino e o contacto com o mar aos cadetes da Escola Naval, ou seja, aos futuros oficiais da Marinha Portuguesa. Além disso, é utilizado frequentemente como representação nacional e internacional da Marinha e de Portugal.

Várias revistas da especialidade já o consideraram o navio mais bonito do mundo e o Volto JÁ concorda plenamente com a escolha. Ostentando a cruz da Ordem de Cristo nas velas brancas, este magnífico navio não deixa ninguém indiferente por onde passa.

Após 25 anos, o navio-escola Sagres voltou a atracar no rio Douro, nomeadamente na Ribeira do Porto, onde até domingo vai estar de portas abertas para visitas gratuitas.

Sabia que foi construído na Alemanha durante o período Nazi e que já esteve nas mãos de norte-americanos e brasileiros antes de chegar a Portugal? Para saber mais curiosidades sobre o Navio-Escola Sagres carregue na primeira imagem da galeria abaixo.

Saiba mais sobre o navio aqui.