Nos Açores, a cerimónia militar das comemorações está marcada para sexta-feira, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel e, no domingo, o navio NRP Setúbal estará aberto a visitas, entre as 10:00 e as 17:00, no cais das Portas do Mar, em São Miguel.
Durante as comemorações os faróis estarão também abertos a visitas, entre as 14:00 e as 18:30 para "uma viagem incrível à luz do mar", segundo divulgou a Marinha, notando que todas as atividades são de acesso gratuito.
As comemorações arrancaram no arquipélago na sexta-feira, com inauguração da exposição "Marinha nos Açores", que está patente no aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, até segunda-feira.
A exposição é constituída por nove painéis alusivos às unidades da Marinha situadas na Região Autónoma dos Açores e às ações desenvolvidas no arquipélago e em toda a área marítima.
Ainda de acordo com informação disponibilizada pela Marinha, a data está a ser assinalada no arquipélago com regatas, ações de limpeza de praias e limpezas subaquáticas e um dia aberto à população de cada ilha, onde os participantes onde experimentar desportos náuticos em clubes navais.
O Dia da Marinha celebra-se a 20 de maio, em homenagem ao navegador português Vasco da Gama, que neste dia, em 1498, pela primeira vez na história, ligou, por via marítima, a Europa ao Oriente, com a chegada a Calecute, na Índia.
"Foi o primeiro europeu a circundar o Continente africano pelo Cabo da Boa Esperança", recorda a Marinha.
Comentários