Quem acompanhou a nossa aventura no deserto do Qatar, já sabe que Khor Al Udaid significa mar dentro e, sem surpresas, sabe que é possível fazer praia aqui.
Khor Al-Adaid fica no sudeste do Qatar, a quase 80 quilómetros da capital, Doha, e perto da fronteira com a Arábia Saudita. É uma das maravilhas naturais mais impressionantes do emirado.
Aqui, vemos o mar penetrar o coração do deserto, dunas que podem chegar aos 40 metros de altura e lagoas construídas pelo vento. Al-Adaid é também um santuário para as aves.
Na lagoa, costumam-se ver flamingos, tartarugas marinhas e dugongos.
Neste lugar, reina a paz apesar de ser uma das principais atrações turísticas da península. Por vezes, só se escuta o vento.
A área encontra-se na lista provisória da UNESCO para se tornar Património Mundial.
Mas como é que o mar chega ao coração do deserto?
É devido à baixa altura do deserto em relação ao mar. Durante a manhã, a água avança para o deserto formando o que é conhecido como "mar interior" (Khor Al-Adaid). Já quando começa a anoitecer, o mar recua e a área fica outra vez desértica, enquanto as dunas ganham um tom dourado com o pôr do sol.
A paisagem é descrita pelo Viagensa4 como “idílica, única e maravilhosa, uma daquelas imagens que fica para sempre.”
Recorde a experiência do Viagensa4 no Deserto do Qatar aqui.
Como chegar:
A melhor forma de conhecer é com guia, pois não há uma estrada que permita o acesso direto a Khor Al Udaid e o risco de se perder é muito elevado.
Em Khor Al Udaid pode mergulhar na água, acampar, fazer pesca, "surfar" na areia ou subir ao topo de uma duna para apreciar a paisagem.
Comentários