Quem por aí gosta de esquiar? Imaginem a sensação de deslizar numa montanha, só que em vez de esquis utilizamos um Toyota Land Cruiser e no lugar da neve temos a areia. Acreditem, é uma montanha russa de emoções e algo que adorámos fazer.

Saímos cedo do hotel, às 9 da manhã, e já tínhamos o nosso motorista e guia da Discover Qatar no lobby. Bastaram 20 minutos desde o centro de Doha - direção sul - para chegar ao primeiro acampamento no deserto, uma espécie de porta de entrada onde podemos beber o tradicional chá quente e açucarado, assistir às demonstrações de falcões, camelos e, acima de tudo, esvaziar os pneus do Land Cruiser para enfrentar as dunas do deserto.

Safari no deserto do Qatar: das dunas enormes ao Mar Interior, aventura e emoção
créditos: Viagensa4

Pneus vazios, voltamos a entrar no carro e partimos. A primeira duna que encontramos parece um prédio, temos de admitir que foi um choque, ouvimos o rugido do motor e subitamente estamos lá em cima, silêncio absoluto e começamos a deslizar, simplesmente maravilhoso.

Parece que estamos numa montanha russa, ou numa pista vermelha dos alpes, subimos e descemos dunas numa cadência alucinante. Após a apreensão inicial, a diversão é garantida. Os miúdos adoram, principalmente o destemido Vasco.

Safari no deserto do Qatar: das dunas enormes ao Mar Interior, aventura e emoção
créditos: Viagensa4

Percorremos cerca de 80km desde Doha e chegamos a Khor Al Adaid, o impressionante "Mar Interior", fica no extremo mais a sul desta extensão de deserto. Muitas famílias deslocam-se a Khor Al Adaid para um dia de praia ou até uma ou umas semanas a acampar, mas ao bom estilo árabe, um acampamento 5 estrelas.

É frequente avistar grupos e de expatriados que ali passam as suas folgas a confraternizar. Da próxima vez não vamos perder um churrasco tuga em pleno Mar Interior do Deserto do Qatar.

Safari no deserto do Qatar: das dunas enormes ao Mar Interior, aventura e emoção
créditos: Viagensa4

Khor Al Adaid ou "Mar Interior" forma-se devido à baixa altura do deserto relativamente ao mar. Nas proximidades, formam-se algumas lagoas, é um cenário idílico, único e maravilhoso, uma daquelas imagens que fica para sempre.

Tempo de voltar para trás, rumar novamente a Doha, mas sempre com muita curiosidade e coisas novas para ver, paramos numa estação de serviço à saída do deserto onde o único produto que se vende é... ar, para voltar a encher os pneus.

Safari no deserto do Qatar: das dunas enormes ao Mar Interior, aventura e emoção
créditos: Viagensa4

O caminho até Doha faz-se pela área industrial, refinarias, gás natural, enormes complexos fabris e estádios de futebol, sim, porque o mundial de 2022 está quase aí e o país está preparado.

Começamos a avistar arranha-céus e, sabemos, Doha está ali, é tempo de voltar ao hotel e descansar um pouco, porque a aventura continua, existe sempre muito para ver e pouco tempo para o fazer!

DICAS PARA UM DESERT SAFARI NO DESERTO DO QATAR

• Nunca descure a segurança, procure uma empresa certificada;

• Existem passeios de dia inteiro ou de 4 horas, se é a sua primeira vez, opte por 4 horas;

• Se optar pelas 4 horas de passeio, escolha o turno da manhã;

• A Discover Qatar, do grupo Qatar Airways, tem este safari incluído no pacote do StopOver;

• Não se pode esquecer da máquina fotográfica, o cenário é único;

• Adeque o vestuário ao clima e tradição do país;

• Desfrute, sem medos ou inseguranças.

Acompanhe as nossas aventuras no Instagram Viagensa4

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.