Localizado na costa de Lanzarote, o Museu Atlântico é o primeiro museu subaquático da Europa, alojado no fundo do Oceano Atlântico.
Foi criado pelo artista britânico Jason deCaires Taylor em 2017. O artista levou um ano para completar as suas esculturas e mais um ano para conseguir mergulhá-las no fundo do mar.
As esculturas estão a uma profundidade de 15 metros, para que possam ser observadas não só por mergulho e snorkeling, mas também por turistas que andam em barcos com fundo de vidro. Segundo o artista, todas as esculturas são feitas de cimento e assim não produzem efeitos nocivos sobre o ecossistema marinho.
No total, o museu exibe 300 esculturas de tamanho natural. Estão unidas em instalações de arte e cada uma delas ilustra uma variedade de questões como, por exemplo, o aquecimento global, a imigração e a dependência das redes sociais.
A maior instalação é o "Círculo de Pessoas". Nele, cerca de 200 esculturas estão dispostas em círculo, simbolizando a origem da vida na água e a sua dependência do oceano.
As instalações são muito interessantes de ver, pois são provocativas e divertidas ao mesmo tempo. Se está de visita às Canárias, não deixe de ver este museu subaquático.
Mais informações no site oficial.
Comentários