A floresta, apelidada de "El Bosque Metropolitano" (Floresta Metropolitana), será o novo pulmão verde de Madrid e contará com mais de 450 mil árvores e outros tipos de vegetação. Faz parte do plano Madrid 360º que inclui uma série de medidas para melhorar a qualidade do ar na cidade e cumprir os limites de emissão impostos pela Comissão Europeia.

A floresta vai estender-se ao longo de um cinturão ambiental de 75 quilómetros nos arredores da capital espanhola e contará com novos parques, zonas infantis, trilhos para cães e trilhos para caminhadas e ciclismo para moradores e turistas. As primeiras árvores serão plantadas em outubro e incluirão várias espécies nativas. Segundo o vice-presidente da cidade, Begoña Villacís, citado pelo site The Local, esta floresta poderá ser "a maior infraestrutura verde a ser construída na Europa na próxima década".

El Bosque Metropolitano é um projeto a longo prazo que demorará cerca de 12 anos até ser concluído. Quando atingir a maturidade, as autoridades prevêem que a floresta absorverá cerca de 170 mil toneladas de emissões de carbono, melhorará a biodiversidade, reduzirá a poluição sonora e será um regulador térmico da cidade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.