Menor do que a Barbie americana, a boneca japonesa tem 22 centímetros e possui um aspeto mais "familiar", detalha Minami Murayama, de 34 anos, uma de suas grandes fãs.

Esta dona de casa quer ser estilista e o seu "sonho virou realidade" com a Licca-chan, explicou Murayama à AFP. Ela possui cerca de quarenta bonecas e já produziu mais de mil trajes em miniatura.

Murayama construiu vários acessórios para decorar mini-cafés e estúdios de moda. "Há muitas profissões diferentes que eu gostaria de desempenhar, como administrar um café, uma padaria, ou ser estilista de moda", conta. "É claro que não poderei fazer isso tudo na vida real, mas no mundo das bonecas posso", acrescentou.

Licca-chan, a Barbie japonesa que faz sucesso entre adultos
Um dos cenários criados por Minami Murayama créditos: AFP

Licca-chan é um dos brinquedos favoritos das crianças japonesas desde sua estreia em 1967. A fabricante Takara Tomy vendeu mais de 60 milhões de unidades. Uma "coleção de bonecas elegantes" chegou a ser lançada para os clientes adultos.

Na biografia oficial da empresa, Licca-chan é uma adolescente de 11 anos, cuja mãe é uma estilista japonesa e o pai um músico francês.

Uma vida real

Nas redes sociais, um perfil chamado "A verdadeira vida de Licca-chan" foi dedicado à pequena boneca japonesa.

Licca-chan é vista em situações banais - como de pijama ou com um saco de lixo na mão - nos vídeos e fotos publicadas por admiradores.

Nos posts, a criadora da página afirma que "não vive uma vida de sonho, mas uma vida real, num quarto desarrumado e a cometer erros". Mesmo com mais de um milhão de seguidores no Instagram, a idealizadora pede anonimato para evitar problemas no trabalho.

Licca-chan, a Barbie japonesa que faz sucesso entre adultos
Há uma página que retrata a boneca em situações da vida quotidiana créditos: AFP

"Se mostramos às pessoas que até alguém como Licca-chan vive deste jeito, isso permite que se sintam confortáveis com elas próprias", detalha a criadora à AFP.

O fabricante realmente não aprova esta imagem da boneca, que se distancia da imagem oficial criada pela marca.

"A verdadeira vida de Licca-chan" é, entretanto, um sucesso entre os fãs adultos da boneca, que possuem uma comunidade virtual para trocarem trajes e acessórios caseiros para a boneca.

Ryoko Baba, uma designer gráfica de 33 anos, brincava com Licca-chan quando era uma menina e reviveu esta atividade para aliviar o stress da pandemia da covid-19.

Licca-chan
A designer gráfica Ryoko Baba cria roupas para a boneca iguais às que usa créditos: AFP
Licca-chan
Uma das bonecas de Ryoko Baba créditos: AFP

"Quando queria sair mas não podia, existiam muito menos oportunidades para comprar roupas novas", destaca. Muitos "conseguiram satisfazer este desejo ao vestir" Licca-chan, comenta, que só copia modelos do próprio armário para as suas dezenas de bonecas.

Para Baba, a boneca é como um "ícone nacional". Ela está convencida de que o sucesso só aumentará: "tenho visto recentemente muitos comentários de pessoas a dizer que não sabiam da existência deste mundo. Espero ajudar a espalhar a mensagem", almejou.

Segundo Murayama, "há muitos adultos a brincar com brinquedos infantis" no Japão, onde "realmente não há separação".

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