De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cidade mais poluída não é nenhum dos grandes centros urbanos que poderíamos imaginar. Trata-se de Zabol, fica no Irão, contando com uma população de cerca de 130 mil habitantes.

Apesar de ser um lugar com pouca industrialização, algo que gera muita poluição no ar e resíduos nos rios, o que realmente polui é o vento que sopra durante todo o ano. No verão, as rajadas atingem os 130 quilómetros por hora.

As alterações climáticas fizeram com que não chova em Zabol. Os rios e lagos evaporaram-se devido ao calor que chega a atingir os 50 graus, algo que provoca o levantamento de partículas de areia, fazendo com que o ar se torna irrespirável.

O vento provoca tempestades fortes durante vários meses e, além de transportar areia, o ar propaga doenças. Em 2015, em quatro dias, os hospitais receberam mais de 600 pacientes com problemas respiratórios, alergias oculares e outras doenças relacionadas.

Há também um elevado número de casos de tuberculose, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crónica), alergias, fungo da pele e problemas de visão.

Veja as imagens impressionantes na nossa fotogaleria

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.