“Cidades escuras”, assim se chama a série fotográfica de Thierry Cohen, que lançou estas fotografias para mostrar realmente como é o céu e como o veríamos à noite, se não existisse luz artificial.

O fotógrafo parisiense viajou pelo mundo para concretizar o seu trabalho, tendo estado em grandes metrópoles como Nova Iorque ou Shangai, assim como lugares mais desertos como Deserto de Mojave, na Califórnia, ou Amazónia, no Brasil. Depois, em trabalho de edição, ‘juntou’ os cenários urbanos com os céus imaculados de locais menos ‘contaminados’ com a luz artificial.

Apesar de a luz artificial das cidades ser importante para um viajante, Cohen quer passar uma mensagem de luta contra as alterações climáticas do planeta Terra.

Veja abaixo algumas dessas fotografias:

“O que aconteceria se tivéssemos que apagar as luzes por falta de energia? O meu escrutínio fotográfico da qualidade do céu noturno é também uma forma de revelar a urgência do uso sustentável dos sistemas de energia e da luta contra as alterações climáticas”, diz Thierry Cohen.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.