O assentamento no sítio de Gordion possui evidências que remontam à Idade do Bronze inicial (por volta de 2.500 a.C.), no montículo vizinho de Yassıhöyük, adjacente ao sítio. Devido ao contínuo assentamento humano na antiga cidade e seus arredores por 4.500 anos, Gordion está entre as poucas áreas do mundo com a história mais longa de assentamentos ininterruptos. A atratividade do local para diversas civilizações pode ser atribuída a vários fatores, como a posição estratégica ao longo de importantes rotas comerciais por toda a Anatólia, o amplo suprimento de água do rio Sangarios (atual Sakarya) e as extensas terras férteis adequadas para a agricultura.

Um olhar sobre a história de Gordion

Gordion é principalmente conhecida por ter sido a capital política e cultural da Frígia, uma civilização que ressurgiu com o colapso do Império Hitita no século XII a.C. Portanto, é um local fundamental para compreender melhor essa civilização. Os frígios se estabeleceram numa vasta região das terras da Anatólia, que incluía as atuais províncias de Ancara, Afyonkarahisar, Eskişehir e Kütahya. Vale a pena destacar lugares como o Vale Frígio, uma paisagem única no mundo que contém fragmentos de rocha e ruínas antigas (vestígios da civilização frígia). Para além disso, com a Rota Frígia, os visitantes podem seguir o rastro dos frígios na sua terra natal.

Por outro lado, as estruturas monumentais do período frígio deixaram a impressão mais significativa na paisagem de Gordion. Os edifícios da cidadela frígia inicial e os túmulos funerários dos governantes da cidade ainda preservam hoje o efeito pretendido inicialmente: mostrar o incrível poder e autoridade da elite frígia.

Durante este período, o local esteve sob o reinado do rei Midas, amaldiçoado com o "toque de ouro", transformando em ouro tudo o que tocava, de acordo com a mitologia. O Grande Túmulo ou túmulo do rei Midas é o terceiro túmulo funerário mais extenso em Gordion, e a câmara sepulcral que abriga é o edifício de madeira em pé mais antigo do mundo.

Por último, é importante destacar que Gordion também está diretamente associada ao episódio do Nó Górdio. A lenda conta que o nó só poderia ser desatado pelo futuro conquistador da Ásia, o que explicaria por que Gordion recebeu a visita de Alexandre, o Grande, que tentou cortá-lo com a espada.

Gordion: um sítio arqueológico  incomum na Turquia que conta com um assentamento contínuo

As fortificações e os edifícios monumentais bem preservados ao redor de Gordion oferecem hoje uma incrível viagem pela história dos frígios. O Museu de Gordion, localizado no local, também contém peças surpreendentes provenientes das escavações. Neste espaço, uma exposição cronológica é apresentada. Além disso, entre os artefatos que podem ser encontrados, há cerâmicas feitas à mão do Primeiro Período da Idade do Ferro, ferramentas de ferro do primeiro período frígio, cerâmica antiga e bens importados. Os visitantes também podem ver amostras de selos e moedas encontradas em Gordion.

O sítio arqueológico de Gordion foi inscrito na "Lista do Património Mundial da UNESCO" durante a 45ª reunião do Comité, realizada em Riade, Reino da Arábia Saudita, no dia 18 de setembro. Gordion foi registaado como o vigésimo património incluído na lista da Turquia.

Os locais da Turquia que são Património Mundial da UNESCO:

1. Parque Nacional de Göreme e Sítios Rupestres da Capadócia

2. Grande Mesquita e Hospital de Divriği

3. Áreas Históricas de Istanbul

4. Hattusha: a capital hitita

5. Monte Nemrut (Nemrut Dağ)

6. Hierápolis-Pamukkale

7. Xanthos-Letoon

8. Cidade de Safranbolu

9. Sítio Arqueológico de Troia

10. Mesquita de Selimiye e seu Complexo Social

11. Sítio Neolítico de Çatalhöyük

12. Bursa e Cumalıkızık: Nascimento do Império Otomano

13. Pérgamo e sua Paisagem Cultural de Estratos Múltiplos

14. Paisagem Cultural da Fortaleza de Diyarbakır e os Jardins de Hevsel

15. Éfeso

16. Sítio Arqueológico de Ani

17. Afrodisias

18. Göbekli Tepe

19. Túmulo de Arslantepe

20. Gordion

21. Mesquitas Hipostilas de Madeira da Anatólia Medieval