Este sítio arqueológico classificado como Património Mundial da Unesco desde 1987 é um lugar intrigante. Localiza-se a 2.150 metros de altitude num dos picos dos Montes Tauro, uma cadeia montanhosa no sul da Turquia.

No topo do Monte Nemrut está aquilo que terá sido o túmulo do rei Antíoco I, um dos reis do pequeno Estado Helenístico de Comagena. O que hoje resta desta construção mostra estátuas de leões, águias e estátuas gigantescas de deuses e do rei Antíoco.

O monumento funerário mede 50 metros de altura e estende-se por uma área com 150 metros de diâmetro. É limitado a este, oeste e norte por terraços escavados na rocha.

É considerado um lugar místico, com uma energia especial ao nascer ou ao pôr do sol.

Como visitar?

O Monte Nemrut está localizado na Anatólia, sendo considerado uma das principais atrações turísticas da parte oriental da Turquia. Está a cerca de 1.200km de Istambul, 600km da Capadócia e 85km de Adiyaman, a cidade com aeroporto mais próxima.

A forma mais fácil de lá chegar é através de excursões de autocarros que partem das cidades de Kahta e Malatya.

A melhor altura para visitar é entre maio e outubro. Nos meses de inverno, o acesso pode ser vetado por causa das condições meteorológicas.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.