Se é fã de praia, Fuerteventura vai fazer as suas delícias quer em qualidade quer em diversidade. A segunda maior ilha do Arquipélago das Canárias dispõe de nada mais nada menos do que 150 quilómetros de praias, entre virgens e recônditas e as perfeitas para o surf e outros desportos náuticos. Todas deslumbrantes à sua maneira, estas praias podem ser ou enormes a perder de vista ou intimistas, com ondas grandes ou de águas calmas. Numas encontrará rochas, noutras muita areia negra caraterística desta ilha de origem vulcânica. Difícil será mesmo escolher, mas uma coisa é certa: as águas cristalinas estão garantidas e aqui o sol brilha quase todo o ano.

As cidades de Corralejo no norte e Playa del Matorral a sul são dois dos destinos de praia mais procurados, mas também ponto de partido para outros ex-libris de Fuerteventura. Verdeiro paraíso natural, a ilha faz parte da lista de Reservas da Biosfera da UNESCO. Um dos pontos a não perder é, desde logo, o Parque Natural da Isla de Lobos.

fuerteventura: um pequeno paraíso a descobrir

Apanhe o ferry no porto de Corralejo e parta rumo a esta ilhota de apenas 4,5 quilómetros quadrados que ganhou o nome graças aos lobos-marinhos que habitavam as suas costas até não há muito tempo. Situada a 15 minutos de barco, a 127 metros de altitude, Isla de Lobos distingue-se não apenas pelas suas águas cristalinas e paisagens vulcânicas, mas também por não ter uma única estrada. Se é adepto de mergulho, este é o destino ideal para a sua prática.

Caso fique alojado em Corralejo, aproveite para dar um salto até ao Parque Natural com dunas a perder de vista, onde muito provavelmente vai encontrar as caraterísticas cabras. Mesmo parca em vegetação, Fuerteventura tem a cabra como símbolo e do seu leite provém o majorero, um queijo delicioso que agrada tanto aos locais como a quem visita a ilha.

fuerteventura: um pequeno paraíso a descobrir

Outro cartão-postal deste destino das Canárias é Morro Velosa. O seu miradouro permite observar o norte da ilha, incluindo as dunas de Corralejo e as aldeias de Cotillo e Antígua. Depois de se perder de amores pela vista e dar largas ao talento fotográfico, visite o museu onde poderá ficar a saber mais sobre a formação da ilha e a vida dos seus habitantes.

Já que está de câmara em punho, saque de outro cartão de memória. A cidade pitoresca de Betancuria e o antigo porto de pesa de El Cotillo merecem todos os cliques e mais alguns. Deambule entre as casas azuis e brancas e recupere a energia num dos restaurantes que ainda têm na ementa fantásticos pratos à base de peixe acabado de pescar.

Se ainda não tem planos para as próximas férias, Fuerteventura é uma opção a ter em conta. Aproveite os voos da TAP e parta à descoberta desta ilha recheada de boas surpresas.

Paris desde 37€