O que causa as cores do rio?

Caño Cristales percorre quase 100 quilómetros até desaguar nas águas do Guyabero e as suas belas cores são o resultado das marés que permitem à luz solar incidir diretamente sobre a fauna aquática que povoa as formações rochosas do leito do rio. O calor do sol ilumina toda esta vegetação e dá origem a bonitos tons de violeta, rosa e azul. Mas não são só estas as cores que se podem observar no rio. O amarelo, verde, vermelho e preto também estão presentes, mas neste caso tem origem na macarenia clavigera, uma alga que é transportada pela corrente e que no seu percurso, “pinta” o rio com uma variedade de tons.

Como visitar

O rio Caño Cristales está localizado no Parque Nacional Serranía de La Macarena, na Colômbia, uma área que já foi completamente inacessível ao turismo por causa dos guerrilheiros das FARC que impediam o acesso de estranhos, mas hoje é uma área relativamente segura para visitar graças ao pacto assinado por Juan Manuel Santos, que acabou com o movimento guerrilheiro. No entanto chegar até lá não é muito fácil. O avião é na verdade o único meio de transporte até La Macarena. A partir de Bogotá ou Villavicencio existe uma transportadora aérea com o nome “Satena” que oferece três voos semanais para o Aeroporto Javier Noreña Valencia, mas também é possível alugar uma pequena avioneta privada com piloto que fica mais caro, mas oferece maior flexibilidade nos horários e datas de saída.

De La Macarena até ao rio Caño Cristales é ainda necessário apanhar um barco a motor que faz um percurso de cerca de 20 minutos, depois fazer 30 minutos de jipe e finalmente mais 30 minutos de caminhada.

Qual é a melhor época para observar o fenómeno?

Junho a novembro é a melhor época para visitar Caño Cristales. É nesse período que as plantas aquáticas ganham cor e o Parque  Nacional Serranía de La Macarena, onde se encontra o rio, é aberto ao público. 

É possível ficar alojado nas redondezas para aproveitar toda a beleza deste fenómeno natural, mas tenha em atenção que os alojamentos em redor de Caño Cristales são na sua generalidade bastante rústicos e em muitos casos não tem sequer água quente.

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram