Çanakkale, a pérola do norte do Egeu e um inconfundível paraíso turístico, oferece aos seus visitantes inúmeras experiências. Para além de férias de mar-areia-sol, desportos aquáticos, camping, ciclismo e rotas de vinho, a cidade, lugar de algumas das lendas mais antigas do mundo e testemunho de importantes acontecimentos históricos, alberga o galardoado Museu de Tróia. Aqui, os visitantes podem ver objetos históricos que datam de há milhares de anos, o que permite aprender sobre o passado.

Situado na entrada da antiga cidade de Tróia, o Museu de Tróia é uma prestigiada instituição que recebeu elogios pela sua arquitetura simples mas impressionante, bem como pelo seu conceito de coleção e exposição.

Museu coloca Çanakkale na vanguarda da rota cultural e artística

Situada na localidade de Tevfikiye de Çanakkale e incluída na Lista do Património Cultural Mundial da UNESCO desde 1998 como uma das cidades antigas mais importantes do mundo, a antiga Cidade de Tróia apresenta nove camadas e três mil anos de história ininterrupta.

Os tesouros únicos de Tróia, destino de arqueólogos e historiadores nacionais e estrangeiros que procuram seguir as pegadas da história e revelá-las, transformaram Çanakkale numa «rota da cultura e da arte» com a declaração em 2018 como Ano de Tróia e a posterior criação do Museu de Tróia.

Dos tesouros históricos a exposições digitais: Museu de Tróia leva-nos a viajar no tempo

Uma viagem ao passado com impressionantes exposições numa estrutura moderna

O Museu, com uma superfície de 90 000 m², dá vida à magia de Tróia. Os tesouros da antiga cidade, descrita como palco de heroísmo, romance épico e civilização, são exibidos numa estrutura de três níveis onde os objetos procedentes de escavações arqueológicas apresentam-se com uma notável abordagem museológica.

Os detalhes não foram descurados para facilitar e enriquecer a experiência do visitante no Museu. Uma faixa de circulação à entrada oferece aos visitantes uma breve orientação sobre as exposições antes de acederem às áreas de exposição. As rampas são acesso às diferentes salas, onde se explicam termos, diagramas, desenhos e textos através de métodos interativos. As histórias do museu, modeladas em 3D, acrescentam uma profundidade inigualável às apresentações.

Dos tesouros históricos a exposições digitais: Museu de Tróia leva-nos a viajar no tempo

Uma experiência indelével no Museu de Tróia

Ao entrar no Museu, os visitantes são recebidos por A Ilíada, de Homero, um dos primeiros poetas da história. Excertos da epopeia da Guerra de Tróia apresentados em seis idiomas e que continuam com sete títulos que examinam respetivamente a história da antiga cidade.

Estas secções, intituladas «Arqueologia da Região de Troas», «A Idade do Bronze de Tróia», «A Ilíada e a Guerra de Tróia», «Troas e Ílion na Antiguidade», «Os períodos romano oriental e otomano», «A história da arqueologia e as pegadas de Tróia» apresentam objetos únicos da antiga cidade de Tróia. O Museu, que exibe diversos objetos como esculturas, sarcófagos, inscrições, altares, marcos miliários, cerâmicas de terracota, vasilhas de metal, ouro, armas, moedas e ornamentos, é considerado um dos museus arqueológicos contemporâneos mais importantes do mundo.

Galardoado com os prémios: «2020 European Museum of the Year Special Appreciation Award», «2020/2021 European Museum Academy Special Award» e o «Special Mention Award», este extraordinário museu convida os viajantes amantes da história a Çanakkale para descobrirem a magia de Tróia.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.