Se andar já faz parte de sua rotina diária, por que não elevá-la ao próximo nível e fazer caminhadas?

Especialistas dizem que a caminhada pode proporcionar benefícios adicionais à saúde - a natureza é amplamente conhecida por reduzir a ansiedade e o stresse e ajuda a melhorar seu humor e bem-estar mental.

A melhor parte: a caminhada não precisa de ser uma atividade isolada, no meio de uma floresta ou de um parque nacional. A maioria das cidades oferece ótimos trilhos que permitem aos iniciantes de caminhadas vivenciarem o melhor de todos os mundos: uma experiência natural, a agitação da vida na cidade e também benefícios para a saúde. Talvez valha a pena ponderar uma caminhada nas suas próximas férias.

As Experiências da Airbnb, lançadas em 2016, oferecem uma variedade de opções que se adequam a qualquer um, desde entusiastas experientes em caminhadas até iniciados que querem conhecer e explorar os trilhos.

Barcelona, Espanha

Faça uma caminhada como um local com Rhys, um entusiasta da natureza, originalmente da Cornualha, no Reino Unido. Ele transformou Barcelona na sua casa e passou os últimos cinco anos a aprender as complexidades das rotas e trilhos nos "belos locais naturais" da cidade.

Fascinado pelas muitas caminhadas urbanas e campestres que não são muito conhecidas entre os turistas, Rhys leva os hóspedes numa caminhada fácil e descontraída até o topo da montanha “Tibidabo”. Uma vez lá, fará uma pausa para um piquenique agradável com uma variedade de iguarias locais, incluindo queijos, carnes curadas, peixes, azeitonas e outras surpresas locais - um "verdadeiro sabor da vida local" diretamente do mercado.

Duração da visita: 6 horas

Dificuldade: Fácil a moderado

Cidade do Cabo, África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul
créditos: Airbnb

O Lion’s Head é conhecido por ser uma das mais belas caminhadas cénicas na África do Sul. E embora também possa estar entre as mais acessíveis, é melhor fazê-lo com um guia que conheça o percurso.

O anfitrião da Airbnb Experience, Thami, é um alpinista ávido e ativo que lhe mostrará as melhores vistas e os locais secretos conhecidos por poucos turistas. Ele também fornecerá água, barras energéticas e histórias ao longo do caminho.

Duração da visita: 3,5 horas

Dificuldade: Moderado - a rota será decidida no dia, dependendo do nível geral de condicionamento físico do grupo.

Surrey, Reino Unido

Surrey, Reino Unido
créditos: Airbnb

Se é fã de literatura britânica, filmes e dramas de televisão, pode inspirar-se nesta incrível caminhada em Surrey.

O seu anfitrião John explorou os caminhos e trilhos ao longo de mais de 35 anos, tornando-o habilmente equipado para guiá-lo através desta designada “Área de Beleza Natural Excepcional”. John é apaixonado por história local e vai deliciá-lo com detalhes sobre marcos históricos como Reigate Fort, o Inglis Memorial, o local do acidente do avião americano BII da Segunda Guerra Mundial e o memorial em Reigate Hill, o Manor House em Gatton Park e muito mais. Também poderá desfrutar de chá e petiscos numa sala de chá e visitar um pub do velho país para uma cerveja no sítio da casa de caça do rei Henrique VIII.

Duração da visita: 4.5 horas

Dificuldade: Fácil a moderado

Los Angeles, EUA

Desfrute de uma caminhada com o pôr do sol de Hollywood com o anfitrião Danny e experimente a Cidade dos Anjos de uma perspetiva diferente. À medida que a cidade se ilumina, irá caminhar pelo Griffith Park, onde verá o icónico letreiro de Hollywood e contemplará uma vista inesquecível da Bacia de Los Angeles - desfrute das vistas panorâmicas de 360 graus sobre o centro, Century City, Silver Lake, Los Feliz, do ponto mais alto das colinas de Hollywood.

Duração da visita: 2.5 horas

Dificuldade: Fácil a moderado (requer um nível intermédio de fitness)

Melbourne, Austrália

Melbourne, Austrália
créditos: Airbnb

Caminhar por costas escarpadas, maravilhar-se com oceanos e relaxar em fontes termais mágicas é o que proporciona esta caminhada pela Península Mornington. Fará a sua primeira paragem no Arthurs Seat para o pequeno-almoço, cercado por vistas panorâmicas do oceano, antes de ir para a Bushrangers Bay para uma caminhada, "apresentando paisagens costeiras irreais, baías rochosas  e um pitoresco farol".

No caminho até ao seu destino final no Peninsula Hot Springs, onde passará algum tempo mergulhando nas piscinas naturais, não deixe de observar os cangurus e outros animais selvagens - e ouça as músicas dos pássaros nativos.

Duração da visita: 10 horas

Dificuldade: Ideal para iniciados

Tóquio, Japão

Caminhe por uma montanha local com o guia experiente Naga, cujo amor pela natureza, juntamente com a cultura espiritual e tradicional japonesa, é ao mesmo tempo passional e contagiante.

Naga escalou o Monte Takao mais de 100 vezes nos últimos 20 anos e destacará a vida selvagem desta bonita zona (com mais de 1600 espécies de plantas), o templo budista e um antigo santuário xintoísta, compartilhando histórias do folclore local e procurando por criaturas "estranhas", como goblins da floresta de nariz comprido ou Tengu.

Aprenda mais sobre os trilhos secretos de animais, espécies de árvores pouco conhecidas, cultura tradicional, contos obscuros e o poder espiritual da montanha. Como diz Naga: “Não há palavras para descrever esta beleza, em qualquer época do ano, mesmo no inverno”.

Duração da visita: 5.5 horas

Dificuldade: Moderado

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.