A Capadócia é um lugar com múltiplos encantos para os turistas. Desde os seus alojamentos especiais como hotéis em grutas, até aos seus populares e coloridos balões de ar quente. Além disso, trata-se de uma região que alberga singulares sítios culturais e um património milenar de viticultura e olaria. Conheça, a seguir, as cinco atrações turísticas mais emblemáticas da Capadócia que não pode perder.

Chaminés de fada: o símbolo da Capadócia

As "chaminés de fada" são a primeira imagem que vem à cabeça quando pensamos nesta região. Estas antigas formações rochosas emblemáticas podem avistar-se a partir de qualquer ponto da Capadócia. Os melhores exemplos de chaminés de fada podem ser encontrados em Paşabağ, onde estas esculturas têm os seus corpos cónicos com "chapéus". Por outro lado, a fórmula perfeita para desfrutar da sua impressionante vista é a partir de um balão de ar quente.

Alojamento nos "hotéis gruta"

Ficar alojado num "hotel gruta" é uma das experiências inolvidáveis que esta zona oferece. A arquitetura e o design único deste tipo de hotéis acrescentam um encanto extra ao lugar, convertendo-o num destino de visita obrigatório para os viajantes. Contemplar o pôr do sol enquanto toma um café nestes hotéis, onde as texturas históricas e naturais da região se combinam com o luxo moderno, fará com que a viagem à Capadócia seja inesquecível.

Cidades subterrâneas

Capadócia é lar de importantes vestígios que datam desde os hititas do segundo milénio a.C. até às atuais civilizações. O Museu ao Ar livre de Göreme, inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO desde 1985, destaca-se pelos seus lugares sagrados escavados nas rochas e pelos seus frescos que representam cenas significativas do cristianismo primitivo.

As cidades subterrâneas são também um dos atrativos que tornam as viagens à Capadócia espetaculares. Com origem nos séculos VII e VIII d.C., eram utilizadas pelos primeiros cristãos para prestar culto público. Kaymaklı, Derinkuyu, Özkonak e Mazı são exemplos de cidades subterrâneas que sobreviveram durante décadas e oferecem uma visão da vida "clandestina" dos habitantes da região, com os seus túneis, casas, celeiros, adegas, refeitórios, igrejas e armazéns de alimentos.

Nevşehir
Nevşehir créditos: Go Turkiye

O vale de Gomeda, que se estende ao longo do rio Üzengi, contém igrejas escavadas nas rochas, pombais, vinhedos e uma cidade subterrânea. As "Três Belezas" são três chaminés de fada adjacentes definidas como "pai, mãe e filho" no Castelo de Ortahisar e o distrito de Ürgüp, são também lugares de visita obrigatória.

Balões de ar quente e outras experiências

Sem dúvida, a atividade mais relacionada com esta região da Turquia são as excursões em balão de ar quente, no entanto as possibilidades são muitas. As experiências de safari em todo-o-terreno permitem contemplar de perto os vales, rochedos e chaminés de fada. As emocionantes rotas pedestres são perfeitas para explorar Capadócia a pé.

A região conhecida como a "Terra de Belos Cavalos" também pode ser percorrida no dorso de um destes animais familiarizados com o território.

A olaria é outra experiência única, para desfrutar desta arte pode assistir a um workshop em Avanos, localidade famosa pelo seu barro macio e oleoso que provém dos leitos dos rios de Kızılırmak.

Gastronomia

Capadócia, onde as delícias locais convertem até a comida mais comum num "festim", é também uma atração para os viajantes gourmet. O Testi kebabı é um manjar imprescindível na cozinha da Capadócia que é rica em receitas preparadas com verduras e frutas cultivadas nas terras férteis da zona. Outras especialidades são o estufado de alperce, o arroz com leite e açafrão-da-terra, Nevşehir mantısı (um tipo de ravioli) e natas. Além disso, a Capadócia conta com um arraigado património vinícola que remonta a milhares de anos, de modo que deve provar os vinhos das castas autóctones.