Situada na área central da Turquia, a Capadócia combina maravilhas naturais com  as históricas que durante séculos cativaram os viajantes. A topografia da região, criada pela erosão da lava e as cinzas expelidas por vulcões, já inativos, fascina os visitantes com as inusitadas estruturas cónicas chamadas "chaminés de fada" e as centenárias cidades subterrâneas escavadas na rocha. A Capadócia tornou-se famosa na antiguidade devido à criação de cavalos, que lhe granjeou o apodo de "Terra de Belos Cavalos" durante centenas de anos. Atrações não faltam neste destino visitável em qualquer estação do ano. Saiba o que fazer nesta região, segundo a Agência de Promoção e Desenvolvimento Turístico da Turquia (TGA).

Contemplar Capadócia a partir do céu e alojar-se em grutas

A melhor forma de contemplar a paisagem mágica da Capadócia é através de um passeio em balão de ar quente. Os coloridos balões partem às cinco da manhã, normalmente da localidade de Göreme, e os visitantes podem desfrutar das vastas vistas do Vale das Pombas, o Vale de Zemi, o Vale do Amor e o Vale dos Monges de Pasabağ, juntamente com as famosas chaminés de fada e outras incríveis formações rochosas. Para aqueles que procuram uma autêntica experiência na Capadócia, os hotéis gruta são o alojamento perfeito. As habitações esculpidas na rocha reúnem a história e as comodidades modernas numa luxuosa mistura. Assim, após um dia inteiro de turismo, a melhor forma de desligar é relaxar no átrio de um destes hotéis com um copo de um bom vinho local, garante a TGA.

De Göreme a Ürgüp a cavalo

Como "Terra de Belos Cavalos", os viajantes não podem partir sem antes fazer um passeio equestre. Os ranchos de Göreme têm excursões guiadas a cavalo com póneis de passo seguro. Ver o pôr-do-sol sobre o Vale Vermelho montado a cavalo é uma experiência a não peder. Também é possível explorar o território a pé. O Vale de Ihlara é um lugar perfeito para passear ou fazer caminhadas e, para além disto, pode desfrutar de um chá ou de um café num dos miradouros localizados junto às ribeiras Melendiz, . Os mais aventureiros têm a hipótese de fazer safaris em jeep ou em moto quatro ou usar um veículo todo-o-terreno para visitar algumas das igrejas e vales da zona.

Sítios culturais

Incluído na lista do Património Mundial da UNESCO em 1985, o Museu ao Ar Livre de Göreme é um complexo de igrejas esculpidas na rocha e pintadas com frescos que assinala os vestígios dos primeiros habitantes da zona, como os assírios, hititas, frígios, helenos, romanos, bizantinos, os primeiros cristãos e o mundo islâmico. Este é um dos centros culturais da região mais importantes da região. Crê-se que as igrejas de Kılıçlar, Karanlık e Tokalı do Museu ao Ar Livre de Göreme foram utilizadas como necrópoles pelos habitantes de Avanos durante a época romana.

Segundo a TGA, a Capadócia alberga estruturas de grande importância, especialmente do cristianismo primitivo, sendo complicado enumerá-las na totalidade. Algumas das mais visitadas são a formação de chaminés de fada das Três Belezas, em Ürgüp, que também é um dos lugares mais fotografados, a Igreja dos Santos Constantino e Helena, do século XVIII, em Mustafapaşa, que foi erguida no reinado do sultão Ahmet I ou o castelo de Ortahisar, na localidade de Ortahisar, uma chamativa cidadela escavada na rocha.

Emocionantes cidades subterrâneas

Terra de mistério, a Capadócia esteve habitada durante séculos, algum deles debaixo de terra, o que possibilitou que hoje em dia a região conte com cidades subterrâneas de vários níveis, esculpidas integralmente na rocha e que datam aproximadamente dos séculos VII e VIII antes de Cristo, segundo alguns estudos. Estas cidades subterrâneas, Kaymaklı, Derinkuyu, Özkonak, Mazi e Tatlarin, foram criadas para proteger a população local dos invasores e permitiam aos seus habitantes continuar a fazer a sua vida quotidiana através de túneis esculpidos na rocha que interligam dezenas de zonas de habitação, culto e armazenamento. Percorrer os caminhos destas singulares habitações subterrâneas é outra das experiências a fazer nesta região.

Sabores fantásticos

Tal como a gastronomia das restantes regiões da Turquia, a cozinha da Capadócia foi moldada pelo património cultural da zona e pela disponibilidade dos seus produtos frescos locais e da época. Os visitantes de Capadócia começam o dia com um pequeno-almoço tradicional turco, que inclui queijos locais, ovos frescos, tomates, pepinos, pimentos verdes e ainda azeitonas, compotas, mel, manteiga, nata e delícias como as salchichas caseiras, os pastéis e o delicioso prato de ovos, menemen, que se complementam com o fragante chá turco. Tudo isto acompanhado por uma bela vista da paisagem das chaminés de fada. Um começo perfeito para um dia repleto de diversão e de visitas a lugares incomparáveis.

Outras delícias gastronómicas da Capadócia incluem pratos locais como o estufado com alperce e o arroz zerdeli (um prato de arroz com açafrão). Famosa pela sua olaria, o testi kebab (carnes assadas em recipientes de cerâmica) é algo que não pode deixar de provar: as verduras e a carne são colocadas numa assadeira de barro selada com pão e vão ao tandoor (forno tradicional). Antes de servir o prato, rompe-se o selo com uma espetacular demonstração.

O clima da Capadócia é ideal para o cultivo da vinha, pelo que a zona tem uma longa tradição vinícola. Os visitantes podem provar as colheitas locais elaboradas com as uvas cultivadas no rico solo calcário em algumas das suas adegas.

Romance no país dos contos de fada

Com a sua paisagem de conto de fadas, a Capadócia é um dos destinos de casamento e de lua-de-mel mais populares da Turquia. De acordo com a TGA, os casais e os seus convidados procuram esta região devido aos inúmeros hotéis boutique, pela variedade gastronómica e, obviamente, por causa dos fascinantes balões de ar quente. Muitos casais imortalizam os seus pedidos de casamento e as cerimónias de casamento durante um passeio de balão ou celebram os seus aniversários e lua-de-mel enquanto flutuam no céu azul da Capadócia. Os hotéis boutique em grutas, frequentemente com varandas com belas vistas, são uma das opções mais procuradas para estas celebrações.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.