O país oferece uma mistura de atrações que, até à data, poucos puderam desfrutar uma vez que o destino só começou a receber turistas internacionais a partir de 2019.  Se sente curiosidade em descobrir a Arábia Saudita e procura experiências únicas, partilhamos cinco motivos para considerar visitar este destino este ano.

1. A beleza do Mar Vermelho

As águas azul-turquesa e os recifes de coral criam um paraíso para os amantes do mar e dos desportos aquáticos no Mar Vermelho. Desde o mergulho até ao snorkelling, os visitantes podem explorar a vida marinha e desfrutar das praias quentes. Também pode descobrir o Mar Vermelho a bordo de um cruzeiro.

2. Eventos para todos 

O que não falta neste destino são eventos e festivais.  Ao longo do ano, o país acolhe eventos que celebram a música, a arte, o desporto, a gastronomia e a cultura.

Muitas cidades sauditas têm o seu próprio calendário, tal como a Riyadh Season, um dos eventos mais esperados do ano, que inclui até 29 de abril inúmeras atividades, desde concertos a restaurantes de cinco estrelas e muitas outras atrações nas suas 12 zonas distintas. Ou a Diriyah Season, um festival temático anual que dá vida ao património cultural de Diriyah através de uma variedade cativante de eventos e experiências que vão desde espetáculos ao vivo a instalações artísticas imersivas, experiências culinárias e atividades ao ar livre.

AlUla, por exemplo, acolherá uma variedade de festivais, como o AlUla Skies Festival, que encherá a região de balões de ar quente durante 10 dias em abril, ou o AlUla Wellness Festival, o maior do género no Médio Oriente e que conta com alguns dos mais conceituados instrutores de ioga, meditação e terapia artística do mundo.

Riyadh Season
Riyadh Season créditos: STA

E, claro, muitos eventos desportivos. Janeiro já começou com importantes eventos internacionais, como o Dakar, a Supercopa de Espanha 2024 e o AlUla Tour. Mas ao longo do ano haverá outros eventos imperdíveis, como o Grande Prémio de Fórmula 1 da Arábia Saudita, de 7 a 9 de março; AlUla Desert Blaze, a épica corrida de resistência que se realiza em agosto. E é sempre uma boa altura para assistir aos jogos de futebol mais emocionantes com os melhores jogadores do mundo, como o de Cristiano Ronaldo, ou apreciar a mestria do golfista espanhol Jon Rahm no LIV Golf.

3. História e cultura

Desde a arte rupestre neolítica e os antigos túmulos nabateus até às ruínas e relíquias dos primórdios da era moderna, o país está repleto de locais históricos, como os seis locais classificados como Património Mundial da UNESCO: a Área Cultural de Hima, a Arte Rupestre da região de Hail, o centro histórico de Jeddah - Porta para Meca, o sítio arqueológico de Hegra, o oásis de Al-Ahsa e o distrito de At Turaif em Diriyah.

Na Arábia Saudita é fácil encontrar vestígios do passado, o que também se reflete na arquitetura elaborada dos bairros históricos das principais cidades, com antigos palácios, mesquitas e cidadelas a pontilhar a paisagem.

4. Fazer um stopover na Arábia Saudita

Com a sua posição estratégica no mapa mundial, a Arábia Saudita é um destino ideal para stopovers. Uma forma de quebrar a monotonia das viagens e aproveitar a oportunidade para explorar as maravilhas do país numa curta escala de até 96 horas, por exemplo em Riade e Jeddah.

Ao reservar um voo com a Saudia Airlines, é possível obter um visto de trânsito/escala gratuito e uma noite de estadia gratuita, cortesia da companhia aérea, numa seleção de hotéis em Riade, Jeddah ou Medina. Este visto é válido por três meses para uma estadia até 96 horas.

 5. A hospitalidade saudita 

Na Arábia Saudita, os viajantes são recebidos com generosidade e cordialidade. Será recebido com uma "marhaba" ("boas-vindas") e ser-lhe-á oferecido chá ou café com tâmaras, o que é caraterístico da hospitalidade árabe e faz parte da forma saudita de receber os hóspedes. E não é só à chegada, durante toda a viagem sentirá como os sauditas fazem tudo para que se sinta em casa, com a hospitalidade que sempre caracterizou o povo árabe.