Mas depois das oito cidades europeias para visitar com os miúdos, desta vez escolhi partilhar cinco cidades brasileiras que me ficaram na memória pelas melhores razões.
Não se esqueçam, esta é uma lista de preferências organizada por ordem alfabética e inclui pequenas experiências que marcaram a nossa visita por cada uma destas cidades brasileiras.
1. Itacaré (Bahia)
O ambiente que se vive em Itacaré é mesmo especial, difícil de explicar até. Porque apesar das poucas infraestruturas, é um lugar que nos conquistou de imediato pela descontracção que se sente por todo o lado.
É um local simples, bom para descansar e para ficar a conhecer um Brasil diferente daquele que se encontra em qualquer resort turístico.
Tem muitas praias fantásticas e trilhas de Mata Atlântica para explorar. O pôr-do-sol na Ponta do Xaréu (praia da Concha) é imperdível.
2. Paraty (Rio de Janeiro)
Tem um encanto colonial muito especial. E passear devagarinho por aquelas ruas charmosas e irregulares, reparando nos detalhes dos edifícios coloridos (muito bem cuidados) é uma verdadeira viagem no tempo. O tempo em que aquelas grandes pedras negras (trazidas de Portugal) serviam de passagem às mulas carregadas de ouro e café. Há muita oferta de restaurantes e alojamentos.
O centro histórico é pequeno e muito sossegado (não passam carros). Recomendo fazerem um passeio num dos barcos sempre disponíveis à beira-mar e ver a cidade por essa perspectiva.
3. Porto Seguro (Bahia)
Há capítulos da História que ligam os portugueses a esta cidade de uma forma muito única. Foi aqui que se diz terem atracado os primeiros portugueses em 1500.
Actualmente, o centro histórico está bem preservado e é interessante de o conhecer com guia (disponível no local sem marcação). Os miúdos que já passaram por esta matéria na escola vão de certeza reconhecer nomes, datas e acontecimentos. Poder tocar no Padrão dos Descobrimentos vindo de Portugal é sempre um momento especial.
4. Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
Quando ouvirem dizer que é a Cidade Maravilhosa, acreditem. Porque é mesmo! Acho que é impossível ficar indiferente a tamanha beleza e grandiosidade, mesmo com toda a confusão no trânsito e a preocupação de segurança que uma grande cidade como o Rio representa.
O calçadão de Copacabana, a praia de Ipanema, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o sambódromo… Fazem parte do cartão postal do Rio mas é um enorme privilégio poder comprovar tudo isso ao vivo e a cores.
Existem, pelo menos, cinco motivos para ir à praia no Rio de Janeiro. E chegar ao Corcovado pela primeira vez é completamente arrepiante!
5. São Paulo (São Paulo)
É uma cidade gigante (tem mais população do que Portugal inteiro). Por lá não faltam restaurantes, muitos espaços culturais, enormes parques e bairros típicos.
O Bairro da Liberdade é conhecido como a maior comunidade japonesa fora do Japão, por isso merece uma visita. Assim como o enorme e bonito Parque Ibirapuera.
Comentários