Em Leiden, na Holanda, algumas paredes de edifícios têm poemas escritos na língua original do poeta e que são um dos motivos que atraem visitantes a esta cidade.

O projeto "Poems on Walls" (Poemas nas Paredes) começou originalmente com 101 poemas, em 1992, mas ao longo dos anos já foram adicionados mais uma dezena deles.

Cada poema pretende transmitir um pouco da cultura do seu país de origem. Existem textos em russo, espanhol, português, hebraico, japonês, francês, turco, marroquino e indonésio nas paredes espalhadas pelo centro da cidade.

Pode encontrar poemas dos poetas portugueses Luís de Camões e Álvaro de Campos, mais conhecido como Fernando Pessoa.

Para que a maioria possa entender cada poema, qualquer que seja a língua, há uma placa que traduz as palavras em inglês e holandês.

Os poemas fazem parte do itinerário turístico da cidade e basta pedir um mapa no centro de turismo de Leiden. Mas prepare-se para uma boa caminhada a pé, se pretende visitar todos.

Pode, no entanto, fazer a visita guiada que o leva a conhecer 45 dos poemas. Ou, ainda, alugar uma bicicleta e explorar a cidade e os seus poemas, sem pressas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.