Há uma infinidade de coisas para ver e fazer na movimentada Boston e no mês de março a cidade veste-se de verde para receber as celebrações do Dia de São Patrício — uma festa que convence milhares de pessoas a viajar até aqui.

Parta você também num dos aviões da TAP e vá conhecer Boston. Descubra todo o conforto e excelência dos serviços disponibilizados a bordo dos voos de longa duração da companhia aérea portuguesa e chegue descansado e preparado para explorar tudo quanto a cidade conhecida como “o Berço da Liberdade” tem para lhe oferecer.

Leia aqui as nossas dicas e aproveite ao máximo o seu tempo em Boston.

DIA DE SÃO PATRÍCIO

O Dia de São Patrício, festejado a 17 de março, é um fenómeno cultural e uma experiência digna de ser desfrutada pelo menos uma vez na vida.
Começou por ser uma tradição da vasta comunidade irlandesa de Boston, mas rapidamente conquistou tudo e todos e atualmente é uma unanimidade. A população em geral veste-se de verde e reúne-se para celebrar o Padroeiro da Irlanda  - no dia de “Saint Paddy”, todos são irlandeses!

A principal atração das festividades é o South Boston Parade, que atrai mais de um milhão de espectadores. Há carros alegóricos, grupos de homens vestidos com roupas do tempo colonial, a tocar flautas e tambores, em homenagem ao passado revolucionário da cidade. Destacam-se também os tradicionais tocadores de gaita de foles que se apresentam no desfile vestidos com kilts.

É preciso chegar cedo para marcar lugar e poder assistir confortavelmente à parada. A maior multidão costuma ficar junto das estações de metro Broadway e Andrew, por isso não é má ideia posicionar-se um pouco mais longe.

Para conhecer mais sobre a herança irlandesa da cidade percorra o Irish Heritage Trail, que o leva num passeio de três quilómetros, por vários marcos históricos, importantes para a comunidade irlandesa-americana de Boston.

Pode fazer o passeio a pé sozinho ou solicitar os serviços de um guia que compartilhará histórias fascinantes sobre o passado da cidade.

st patrick
créditos: PxHere

FESTIVAL DO VINHO DE BOSTON

Este evento, que decorre de janeiro a março, é o festival de comida e vinho mais antigo dos Estados Unidos da América e este ano celebra o seu 30.º aniversário.

O festival tem uma programação completa de jantares, seminários, receções e brunches, organizados por enólogos até 29 de março de 2019 e reúne muitas das melhores adegas e personalidades de topo do mundo do vinho. É um dos mais emocionantes (e deliciosos) eventos organizados pela cidade! Os bilhetes costumam esgotar logo, se estiver interessado em ir não espere muito para adquirir o seu.

DOYLE’S

Localizado no bairro de Jamaica Plain, o Doyle's, é um pub irlandês que, inaugurado em 1882, foi ao longo dos últimos anos visto em várias séries de televisão e produções cinematográficas de Hollywood como Patriots Day, e Mystic River. O bar é conhecido por servir as cervejas experimentais Samuel Adams, a cervejeira mais famosa da cidade.

TOURS NA CIDADE

Boston é conhecida por ter um bom sistema de transportes públicos e uma rede de metro excelente. É compacta e amigável e muitas das atrações mais populares estão localizadas a curta distância umas das outras.
Embora seja fácil de visitar a pé e por conta própria, os passeios guiados são informativos, divertidos e podem ajudar os visitantes a ver mais pontos turísticos num curto período de tempo. O Old Town Trolley Tour, por exemplo, chega a 100 dos locais históricos mais populares em menos de duas horas. Já o Free Tours by Foot oferece visitas guiadas a pé por toda a cidade de Boston, explorando desde os Trilhos da Liberdade até ao lado mais sombrio de Beacon Hill com a sua ligação ao mundo do crime.

boston
créditos: The Travellight World

MUSEUS

Há muitos museus e atrações culturais que merecem uma visita, mas quando o tempo é pouco, a escolha pode ser difícil.
Com um bom planeamento é possível visitar alguns museus de forma gratuita. É o caso do Museu da Ciência de Boston, o Museu Old State House e o Museu de Belas Artes de Boston, que não cobram entrada em determinados dias e horários da semana.

John F. Kennedy, o 35.º presidente, pode muito bem ser o irlandês americano mais famoso da história e março é o momento perfeito para visitar a biblioteca que ostenta o seu nome, porque está neste momento em exibição a exposição JFK 100: Milestones & Mementos - uma mostra de 100 artefactos do falecido presidente, incluindo alguns objetos pessoais nunca antes vistos.

O Boston Tea Party Museum é mais um local imperdível. É diferente de qualquer outro museu da cidade e dá ao visitante uma perspetiva do que foi o Boston Tea Party, e da importância histórica que este acontecimento teve para a cidade em particular e para o país em geral.

Ao entrar nos navios de chá restaurados, os visitantes podem - ao lado de actores vestidos a rigor - recriar a fatídica noite em que numa ação de protesto, os colonos ingleses residentes na América se insurgiram contra o governo britânico, e lançaram ao mar, no porto de Boston, o carregamento de chá de três navios pertencentes à Companhia Britânica das Índias Orientais.

boston
créditos: The Travellight World

OBSERVATÓRIO DA UNIVERSIDADE DE BOSTON

Vá observar as estrelas no Observatório da Universidade de Boston. Na maioria das quartas-feiras, o edifício abre ao público para uma noite de astronomia, em que pode admirar as estrelas com os profissionais. O programa é gratuito, mas como é muito popular recomenda-se a reserva dos bilhetes antecipadamente online.

BOSTON COMMON

Uma visita a Boston não fica completa sem uma paragem no Common. O mais antigo parque da cidade é muito mais do que isso. Foi aqui que as tropas britânicas acamparam antes da Revolução. Foi onde Martin Luther King Jr. e o Papa João Paulo II fizeram discursos e onde, ao longo dos anos, as pessoas se reuniram para tudo, desde atividades recreativas, concertos e muito mais.

Hoje é o ponto de partida da Freedom Trail, e abriga vários monumentos, incluindo o Memorial do Massacre de Boston.

boston
créditos: PxHere
Boston desde 235€