Porta de entrada para a Amazónia, Belém tem tudo o que precisa para umas férias em comunhão com a natureza. A própria capital é rica em espaços verdes, mas nada como apanhar um barco e aventurar-se nas ilhas vizinhas. Eis alguns dos ‘cantinhos’ deste paraíso que vai mesmo querer conhecer.

MANGAL DAS GARÇAS

Belém: exotismo e beleza natural com sotaque brasileiro
créditos: TNeto/Pixabay

Criado pelo governo paranaense em 2005, este parque resulta da revitalização de uma área de cerca de 40 mil metros quadrados junto ao rio Guamá. Verdadeiro oásis no meio da cidade, o espaço celebra a riqueza da Amazónia, tendo-se tornado num dos pontos turísticos mais apreciados de Belém.

Para além das árvores originais, mantidas e preservadas durante a construção, o Mangal das Garças oferece ainda lagos, aves (as que lhe dão nome chegam aqui ao final do dia para se alimentarem no rio) e diversos equipamentos de lazer. Da lista de espaços a visitar destacam-se o Museu Amazónico da Navegação, que conta a história do transporte fluvial da região, o viveiro de aves, o borboletário, o orquidário e ainda o Farol de Belém. Este último oferece uma deslumbrante vista panorâmica da cidade, bem como da Baía do Guajará e das ilhas vizinhas. Para desfrutar da imagem basta fazer uma rápida viagem de elevador e subir ao topo dos seus 47 metros. Vale a pena, mesmo para quem tiver de desafiar a vertigem ou o medo de alturas.

A não perder ainda o Mirante do Rio, uma estrutura que se estende por mais de cem metros sobre a vegetação em direção ao rio Guamá, proporcionando uma vista ampla da baía e do centro histórico.

BOSQUE RODRIGUES ALVES

Belém; exotismo e beleza natural com sotaque brasileiro.
créditos: TNeto/Pixabay

O Bois de Bologne, em Paris, serviu de inspiração para este cartão-postal de Belém que, apesar dos seus 15 hectares e da localização central, passa facilmente despercebido aos turistas mais desatentos. O jardim é perfeito para um passeio em família e apresenta um pouco do que a Amazónia tem para oferecer.

Aqui encontra mais de dez mil árvores endémicas, um orquidário, lagos, fontes e ruínas de pedra que convidam a belas fotografias. Isto sem esquecer cerca de quatro centenas de espécies de animais – umas soltas, outras em cativeiro, com destaque para o peixe-boi amazónico, o jacaré, tartarugas, jabutis ou araras.

Às belezas naturais juntam-se salas de exposição, uma ludoteca e espaços para educação ambiental.

COMPLEXO ECOLÓGICO PARQUE DOS IGARAPÉS

Belém: exotismo e beleza natural com sotaque brasileiro
créditos: Martin Kleppe/Unsplash

Criado para oferecer turismo num ambiente de sustentabilidade e preservação da floresta, este espaço de lazer para toda a família fica a uns meros 12 minutos do centro da capital. Uma piscina de água mineral corrente, um hotel e o maior circuito de arborismo da região norte e nordeste com 425 metros de extensão são algumas das atrações. Os 160 mil metros quadrados do parque dos Igaparés incluem ainda trilhos para os adeptos do trekking localizados no interior da floresta, ao longo dos quais é possível estar perto de diversas espécies animais nativas da Amazónia, como macacos, camaleões, esquilos e aves.

ILHA DO MOSQUEIRO

Belém: exotismo e beleza natural com sotaque brasileiro
créditos: Swpb/CC BY-SA 4.0

Se não passa sem praia, esta é a ilha que terá mesmo de visitar aquando em Belém. A cerca de 80 quilómetros da capital, na costa oriental do rio Pará, é das mais frequentadas pelos locais para esquecer o calor e dar uns mergulhos. Mas claro que o mar aqui dá lugar às águas fluviais, à beira da baía de Marajó. Ao todo são 17 quilómetros de praias, com destaque para a do Bispo, muito procurada tanto por moradores como por visitantes.

No extremo norte da ilha encontra a Praia do Paraíso, onde nem sequer faltam redes para uma boa sesta depois de um almoço recheado de iguarias tradicionais. Vizinha da Praia do Paraíso é a Praia do Marahu. Com um visual mais rústico e cercada por verde, convida a momentos de puro relaxamento à sombra das árvores. Se, pelo contrário, prefere uma praia animada, rume à zona mais urbana da ilha e desfrute da Praia do Chapéu Virado. Com boas ondas e uma faixa de areia ampla, disponibiliza diversos quiosques e comércio à beira-mar, mas também coqueiros que oferecem a sombra perfeita para uns momentos de pausa.

ILHA DO COMBU

Belém: exotismo e beleza natural com sotaque brasileiro
créditos: Fabrício Coleny/CC BY-SA 3.0

Ir a Belém e não visitar as ilhas vizinhas é praticamente um crime. Uma das que deve desde já anotar no roteiro é a do Combu. A apenas 15 minutos de barco da capital, é conhecida pela produção de açaí (originário desta região brasileira) e cacau. Se fizer uma excursão durante a semana é bem possível que aviste um dos muitos barcos que transportam estes produtos da ilha para a cidade.

O passeio vale a pena pela observação da natureza, mas também pelo contacto com os habitantes locais e pela paragem num dos vários restaurantes, com preços para todas as carteiras. Um dos mais afamados é o Saldosa Maloca, conhecido pela vista incrível sobre a cidade e também pela sua ementa.

ILHA DE COTIJUBA

Belém: exotismo e beleza natural com sotaque brasileiro
créditos: Renato Cosentino/DP

Uma hora e meia de barco separam Belém deste pequeno paraíso, transformado em Área de Proteção Ambiental em 1990, que em tempos albergou uma prisão, hoje em ruínas. Se pensa em conhecer a ilha de carro tire daí o sentido. Em Cotijuba (que significa ‘trilho dourado’ em alusão às falésias de argila amarelada locais), o meio de transporte dedicado aos turistas é a charrete puxada a cavalos. O pavimento pode provocar algum balanço, mas o ar puro oferecido pela Amazónica faz certamente esquecer esse detalhe.

Inesquecíveis são os 15 quilómetros de praias de água doce e amena, que lhe vão ficar na memória também pelos nomes. ‘Vai quem quer’, ‘Flecheira’, ‘Funda’, ‘Saudade’ e ‘Amor’ são alguns deles.

Belém, um destino para os amantes da natureza, que conquista até o mais cosmopolita dos viajantes. Se tem dúvidas, faça a sua reserva com a TAP e parta à descoberta deste Brasil verdejante, exótico e inesquecível.

Belém ida e volta desde 926€