No século XXI, uma ligação sólida à Internet móvel durante as viagens pode ajudar a construir ligações com novos amigos e redes de transporte intrigantes. Mas a conectividade à Internet varia muito em todo o mundo.

Alguns dos destinos mais bonitos e inspiradores do mundo têm uma internet móvel muito lenta, por isso é importante planear com antecedência como se manterá ligado no estrangeiro, especialmente se estiver numa viagem nómada ou a passar muito tempo fora de casa. Um estudo feito pela Holafly destaca as diferenças nas velocidades de conectividade nas cidades turísticas mais populares do mundo.

Para tal, os especialistas calcularam o tempo que seria necessário para descarregar um mapa de 1 GB de cada uma das cidades turísticas mais populares do mundo, utilizando velocidades de download de internet móvel local de cada destino.

Doha, no Qatar, é a cidade turística com a internet móvel mais rápida: com 354,5 Megabits por segundo (Mbps), são necessários 2,9 segundos para descarregar um mapa de 1 GB da cidade. A Internet móvel mais lenta de qualquer cidade turística popular é Havana, Cuba, onde uma ligação de 4,5 Mbps significa um tempo de download de 229,1 segundos. Copenhaga, na Dinamarca, tem a Internet móvel mais rápida de todos os principais destinos europeus (255,9Mbps). O Porto ocupa o segundo lugar a nível europeu e o sexto lugar na tabela global.