Alguns acreditam que no século VI,  durante o período da peste bubónica na Europa, o papa Gregório Magno instigou “Deus te abençoe” como proteção contra a pandemia mortal ao ouvir um espirro. Os gregos e romanos antigos viam os espirros como um sinal de bem-estar e respondiam com “Júpiter preserva-te”.

Uma coisa é certa, a maioria das culturas não pode deixar passar um espirro sem fazer comentários. No entanto, alguns países asiáticos não respondem ao espirro, como é o caso da China,  Coreia, Taiwan, Japão e  Malásia

Com estes "mapas de espirros", desenvolvidos pela agência de viagens Expedia, ficará a saber como responder a um espirro em qualquer lugar do mundo.

O termo "saúde" usado em Espanha também é usado nos países de língua espanhola da América do Norte e do Sul como consequência da colonização. Alguns respondem palavras diferentes aos três primeiros: "saúde, dinheiro e amor".

Em muitos países asiáticos há uma superstição de que quando uma pessoa espirra é porque alguém está a falar mal dela. Na China, se espirrar uma vez, significa que alguém sente a sua falta, duas vezes, alguém está a criticá-lo e três vezes é porque está doente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.