Amesterdão é uma das capitais europeias mais visitadas, pelo que não é surpreendente gabarem-lhe a beleza e o espírito jovem e animado. Mas há um outro lado desta inesquecível cidade, onde a palavra magia também entra e para isso basta visitá-la durante o inverno.

É precisamente nesta altura que se realiza um dos eventos mais aguardados do ano: o Festival das Luzes, que marca a atmosfera da cidade e promete ser o cenário ideal para uma viagem romântica ou em família. Aproveite ainda a estadia e conheça dois fantásticos museus que prestam homenagem à arte. Por fim, termine a viagem a fazer um roteiro pelos canais.

Siga aqui as nossas sugestões imperdíveis e confira já na TAP os voos para Amesterdão.

O colorido Festival das Luzes

A cidade ganha um outro encanto durante o Festival das Luzes, ou não fosse um dos eventos mais esperados do ano. Este ano tem lugar entre 28 de novembro e 19 de janeiro e é dedicada ao tema “disrupção".

Vinte artistas, entre pintores, designers ou arquitetos, responderam ao desafio, retratando, criticando e refletindo sobre as disrupções. Mas a arte pode também ela ser em si própria disruptiva. Prepare-se para instalações divertidas pela cidade, mas também para a transformação da arquitetura já existente graças às obras luminosas. Amesterdão é também parte da mostra. Em destaque estarão locais e edifícios, cuja história foi de alguma forma disruptiva, marcando assim a capital.

Em linha com o tema, o festival oferece um percurso completamente novo, que passa por Oosterdok, Outdeschans, Amstel, Nieuwe Keizersgracht, Plantage Muidergracht e Entrepotdok.

A exposição conta com cerca de 25 obras luminosas, iluminadas entre as 17h00 e as 23h00 - à exceção da véspera de ano novo, dia em que se apagam às 20h00 - e dez histórias urbanas.

O colorido Festival das Luzes

À descoberta da arte

Aproveite a estadia em Amesterdão para expandir horizontes e nada como fazê-lo através da arte. Esta surpreendente cidade tem dois museus que não pode perder: o Rijksmuseum e o Stedelijk. O primeiro é uma ode à época dourada da arte neerlandesa, que o deslumbrará. No entanto, é a obra mais famosa de Rembrandt,  “A Ronda da Noite” que tornará este roteiro inesquecível. Já no Stedelijk a arte moderna e contemporânea domina as atenções, num vasto catálogo que inclui 90 mil peças, de artistas como Cézanne, Chagall, Marlene Dumas, Kandinsky, Matisse, Picasso, Warhol, entre tantos outros. Destaque ainda para a ala dedicada ao design, onde poderá fazer uma imersão na sua história, através de posters e objetos de joalharia e cerâmica.

Rijksmuseum

Um cruzeiro nos canais de Amesterdão

Pode ser uma experiência tipicamente turística, mas é daquelas que valerá a pena. Conhecida como a “Veneza do Norte”, a cidade é marcada pelos seus canais com mais de cem quilómetros e mais de 1500 pontes. Não perca a oportunidade de conhecer um outro lado de Amesterdão ao embarcar num dos mini-cruzeiros disponíveis. É seguramente inesquecível e poderá optar por fazer o passeio ao final do dia e apreciar as movimentadas ruas ao fim da tarde,sendo até possível jantar a bordo.

Canais
Amesterdão desde 45€