Conhecida como a Veneza do norte, por causa dos seus belos canais, Amesterdão recebe anualmente milhares de visitantes que acabam rendidos aos encantos desta romântica cidade.

Se sempre sonhou visitar os canais de Amesterdão, não espere mais. Reserve um voo na TAP e parta já à descoberta deste maravilhoso destino!

Veja aqui tudo o que não pode perder.

O DIA DO REI

Festejado a 27 de abril, o Dia do Rei é a celebração oficial do aniversário do monarca da Holanda. As celebrações acontecem por todo o país, mas têm uma atmosfera especial em Amesterdão. O Dia do Rei é de longe a maior festa ao ar livre da capital holandesa.
Lugares no centro como Rembrandtplein, Spui e Leidseplein são invadidos por multidões vestidas de laranja — a cor nacional — que comemoram animadamente o aniversário do seu rei.

Às 6h da manhã tem início o "mercado livre” que transforma Amesterdão numa gigantesca feira de rua onde se vende um pouco de tudo desde bricabraque a roupas usadas e artesanato.
A maioria dos eventos começa ao meio-dia. Há espetáculos com DJ e festivais de música por toda a cidade. Os mais populares são os de Westerstraat, Prinsengracht e Reguliersdwarsstraat, mas há igualmente muitos artistas, aspirantes a cantores de ópera, rappers e cantores de rock a atuar na rua.

Todas as atividades ao ar livre, mercados e espetáculos, terminam por volta das 20h00, mas a festa do rei continua pela noite dentro em todos os bares e clubes da cidade.

BICICLETAS,TULIPAS E MOINHOS DE VENTO

Os três símbolos da Holanda!

Andar de bicicleta em Amesterdão é um modo de vida. Pedalar é a melhor maneira de explorar as ruas, os canais e as atrações da cidade, por isso junte-se aos habitantes locais e escolha este meio de transporte. A cidade tem paisagens planas e uma rede de ciclovias fantástica que ajuda a que não fique demasiado cansado.

Enquanto passeia pela cidade vai, com certeza, reparar que há tulipas por todo o lado. O melhor lugar para comprar estas belas flores em Amesterdão é no Bloemenmarkt.

Localizado nas margens do canal Singel, o Bloemenmarkt existe desde 1862 e é o único mercado de flores flutuante do mundo.
Outro lugar imperdível — principalmente na primavera — são os mundialmente famosos campos de tulipas (Bollenstreek) que se estendem por quilómetros e quilómetros de terra entre Haarlem e Leiden. Vá até lá e deixe-se enfeitiçar pelas suas belas cores e fragrâncias.

Não deixe de fazer uma paragem no De Gooyer — dos oito moinhos de vento antigos que sobrevivem em Amesterdão, este é o mais fácil de visitar. E este não é um moinho qualquer, pois sob as velas deste marco histórico, fica o Brouwerij't — uma micro cervejaria artesanal premiada.
Visitas guiadas e degustações são oferecidas aos visitantes que podem igualmente descansar e beber um dos produtos da casa na grande e agradável esplanada.

Amesterdão
créditos: PxHere

JORDAAN

Muitas vezes citado como o bairro mais charmoso de Amesterdão, vaguear pelo Jordaan é como regressar ao passado. Originalmente uma área de classe trabalhadora, as ruas estreitas e edifícios pitorescos de Jordaan formam agora um dos bairros mais desejados ​​de Amesterdão. Perca-se no labirinto de ruas estreitas que se estendem a partir do canal Prinsengracht e descubra lojas de antiguidades, galerias de arte independentes, e os bares e restaurantes da moda.

Amesterdão
créditos: The Travellight World

CASA DE ANNE FRANK

A casa onde a pequena Anne Frank e a sua família se esconderam dos nazis por dois anos, é agora um museu que nos permite refletir sobre as atrocidades cometidas contra o povo judeu durante a Segunda Guerra Mundial.
O anexo da casa foi preservado para dar uma ideia de como era a vida de Anne e das famílias com as quais ela se escondia. Os tempos de espera para entrar no museu costumam ser longos, por isso, visite de manhã cedo ou reserve online com antecedência para escapar às filas.

MUSEUMPLEIN 

Lar do Rijksmuseum, do Museu Van Gogh e do Museu Stedelijk de Arte Moderna, o Museumplein é o coração cultural de Amesterdão e o sonho de qualquer amante das artes. Para além dos edificios, a praça central dos museus, acolhe exposições ao ar livre e mercados.

Se preferir fugir às multidões que visitam Museumplein, explore alguns dos menos conhecidos — mas não menos dignos — museus da cidade, como o museu de fotografia (FOAM), ou o espetacular Tropenmuseum (museu etnográfico).

WESTERGASFABRIEK

Localizado no Westerpark, este amplo complexo de antigos edifícios industriais costumava ser o gasoduto municipal da cidade, mas agora foi transformado num colorido centro cultural. Encontram-se por aqui uma variedade de bares, restaurantes e cafés, que vale a pena conhecer. Também é comum realizarem-se neste local mini festivais, eventos e mercados.

PARQUES E JARDINS

Os parques e jardins estão no coração da cultura holandesa e sempre que o sol aparece em Amesterdão os residentes correm até ao mais próximo. O Vondelpark é o maior de todos, abrigando um teatro ao ar livre (com shows ao vivo no verão), três bares e restaurantes e uma série de outras atrações. Outros parques notáveis são o Sarphatipark e o Rembrandtpark.

Amesterdão
créditos: PxHere

PASSEIO DE BARCO PELOS CANAIS

Criado no século XVII para manter o mar à distância, o cinturão de canais protegidos pela UNESCO de Amesterdão é o mais perfeito cartão postal da cidade e um cenário incrivelmente belo tanto de dia quanto de noite.
Fazer um cruzeiro pelos canais permite ver Amesterdão de outra perspetiva e descobrir curiosidades sobre as casas alinhadas nas suas margens. Pode optar por fazer um passeio turístico rápido ou, se preferir algo mais romântico, optar por um passeio noturno com jantar à luz de velas.

Amesterdão
créditos: PxHere

GASTRONOMIA

Os foodies que visitarem Amesterdão em 2019 não vão ficar desapontados. Todos os meses há eventos e feiras como o Amsterdam Coffee Festival (realizado em março), ou o Restaurant Week, que ocorre em abril e abre portas a alguns dos melhores restaurantes da cidade a preços promocionais; Em maio há o Freedom Feast, com centenas de locais espalhados pela cidade e ainda o Rolling Kitchens — evento em que dezenas de food trucks se reúnem em Westergasfabriek para celebrar a comida de rua.

Se for corajoso experimente um broodje haring — arenque cru servido numa pequena sandes com pickles e cebolas!

Amesterdão
créditos: PxHere

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.