Conhecida localmente como a “Rosa Blanca de los Jardines del Rey”, pelas suas imensas praias de areia branca, Cayo Santa María, um destino promovido pela Bestravel, só abriu ao turismo no final da década de 1990, por isso o seu desenvolvimento foi planeado de forma mais cuidada e amiga do ambiente. Hoje é um dos destinos mais populares de Cuba e é fácil de entender porquê: neste lugar de sonho, com mais de 10 quilómetros de praias incríveis, pode escolher entre relaxar numa rede à beira-mar com todo o conforto de um resort tudo incluído, fazer um passeio de catamarã e praticar yoga ou preencher os seus dias a fazer snorkling, mergulho ou stand-up paddle, no meio de recifes de coral com cores vibrantes.
Desportos náuticos motorizados e pesca em alto mar também estão disponíveis para quem gosta de emoções mais fortes.

O recife de coral do arquipélago é considerado um dos mais bem preservados do mundo e no extremo sudeste de Cayo Santa María, longe dos grandes complexos turísticos, foi estabelecida uma Reserva Natural, maravilhoso refúgio de vida selvagem — parte da Reserva da Biosfera de Buenavistauma área protegida que é atravessada por percursos pedestres que convidam à descoberta da flora e da fauna endémica da ilha.
Depois da caminhada, o visitante pode descansar na Ensenada de Santa Maria, uma pequena baía que abriga a Playa Las Gaviotas ou Praia das Gaivotas.

Cayo Santa Maria
créditos: Bestravel

Cayo Santa María é um dos destinos mais seguros de Cuba. Os moradores locais são acolhedores e amigáveis, tornando cada visita e estadia ainda mais inesquecível e convidando todos a descobrir melhor a região e lugares comoCayo Ensenachos eCayo Las Brujas, dois ilhéus que compõem os Cayos (ilhas de coral) de Villa Clara; Caibarién, um pequeno porto pesqueiro localizado na entrada do pedraplén (a passagem que leva a Cayo Santa María) e Santa Clara, capital da Província de Villa Clara, uma cidade animada e movimentada, agradável para passear e fazer compras.

Santa Clara é conhecida como a “cidade do Che” porque foi aqui que, em dezembro de 1958, Ernesto “Che” Guevara venceu a lendária Batalha de Santa Clara.
O seu corpo foi enterrado aqui em 1997, trinta anos após a sua morte na Bolívia, e é para visitar o Mausoléu do "Che" que muitos turistas viajam até Santa Clara. O Monumento “Tren Blindado, que comemora a vitória de "Che" sobre as tropas do presidente Batista e o Parque Leôncio Vidal, são outras atrações da cidade.

Remedios, uma bonita cidade colonial localizada a 45 quilómetros de Santa Clara, também é uma visita obrigatória. Fundada em 1513, foi uma das primeiras cidades que os espanhóis estabeleceram em Cuba, e a sua igreja matriz é mesmo a segunda mais antiga do país. A cidade permaneceu relativamente intocada pelo desenvolvimento da ilha e em 1980 o seu centro histórico, onde é possível encontrar vários exemplares da arquitetura colonial do século XVII em bom estado de conservação, foi declarado “Monumento Nacional”. Remedios é também conhecida como o Berço das Parrandas, possivelmente a maior e mais antiga festa tradicional das Caraíbas.

É o lugar perfeito para conhecer o património cultural de Cuba e um outro lado do país, menos turístico, mais autêntico.

Cayo Santa Maria
créditos: Bestravel

Embarque numas férias de sonho com a Bestravel, uma marca de referência e de confiança no sector das viagens, e descubra Cayo Santa María, um destino imperdível para quem deseja viver uma experiência inesquecível em Cuba!

Consulte mais ofertas nas páginas de Instagram e Facebook da Bestravel.