No dia 13 de fevereiro assinala-se o Dia Mundial do Casamento. Foi à boleia desta data que decidimos pesquisar um pouco mais sobre este momento que une os casais em Portugal e na Europa.

Seremos afinal uns casamenteiros? Ou já não se casa tanto como antigamente?

De acordo com os dados publicados pela Pordata, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, houve uma diminuição de 50% no número de casamentos nos últimos 60 anos. Sim, leu bem, há atualmente metade dos casamentos.

Se em 1960 se registaram 69.457 casamentos, a realidade em 2018 (últimos dados disponíveis) foi bem diferente, com um registo de apenas 34.637.

O mesmo aconteceu um pouco por toda a União Europeia, com uma diminuição significativa de casamentos nas últimas décadas.

Apesar desta diminuição, Portugal não é dos países onde se casa menos. Contudo, também não é dos países onde se casa mais.

A vizinha Espanha, por exemplo, ganha-nos neste campo, embora também não seja o país da União Europeia com maior número de casamentos.

No outro extremo, temos um país onde se registaram em 2018 apenas 1.898 casamentos. Curiosamente é o mesmo país onde se regista anualmente o maior número de divórcios. Bem, se é um romântico, talvez este não seja o melhor destino para procurar o amor.

Ficou curioso? Consulte a fotogaleria acima e descubra estas e outras informações sobre os casamentos na Europa.