Apesar das nuvens, o Celebrity Beyond conseguiu brilhar ao sol à chegada a Lisboa, esta manhã. Custou mil milhões de dólares, é promovido como um dos navios mais luxuosos do mundo e destaca-se por ter mais mulheres do que homens na ponte, a começar pela sua capitã, Kate McCue. Passa o dia atracado no Tejo, antes de retomar a sua viagem inaugural com destino a Barcelona.

O mais moderno na igualdade de género

Num sector que ainda emprega poucas mulheres como oficiais, McCue, com 44 anos, é uma pioneira do seu ramo. Começou a carreira no carregamento marítimo de bananas e viu recusada várias vezes a candidatura para trabalhar na ponte de um cruzeiro. Em agosto de 2015, todavia, tornou-se a primeira (e única até agora) mulher norte-americana a ser nomeada comandante de um grande navio de passageiros. Em abril, voltou a fazer história, ao estrear o comando, ainda no estaleiro, do Beyond.

Capitã Kate McCue e o Bug
McCue é uma estrela do TikTok, onde é seguida por 3 milhões de utilizadores. Bug, o gato da raça Sphynx que a acompanha a bordo, também tem conta no instagram: @bugnaked.

No seu papel como capitã, McCue tem-se destacado por encorajar a entrada e promoção de mulheres na carreira de oficial naval. No Beyond, 70% dos oficiais da ponte são mulheres e, em 2020, chegou a chefiar a primeira equipa totalmente feminina a bordo de um navio de cruzeiro.

A par disso, ganhou fama de "ídolo acessível" por dispensar a solenidade tradicionalmente associada ao seu posto: qualquer passageiro é livre para se juntar à sua mesa nas refeições e faz questão de assinalar o aniversário de todos na tripulação (no Beyond, com 1.416 elementos, o desafio não será pequeno). Nos tempos livres, gosta de nadar com uma cauda de sereia e de partilhar o quotidiano em alto-mar com os seus 3 milhões de seguidores no TikTok e Instagram.

A sua popularidade é uma mais-valia numa indústria ainda a recuperar da interrupção forçada pela pandemia e a precisar de reconquistar a confiança dos viajantes. No Beyond, como na maioria dos cruzeiros, mantém-se a exigência de apresentação de teste negativo à COVID-19 e prova de vacinação para todos os passageiros e elementos da tripulação.

Como é por dentro o cruzeiro mais moderno do mundo? Espreitem a nossa galeria.

A capitã não é a única celebridade

O Beyond é o mais recente e agora o maior navio da frota da Celebrity Cruises, a marca de gama alta da Royal Caribbean conhecida pela sofisticação dos seus navios e "oferta" de pequenos luxos a bordo (as bebidas e o wi-fi, por exemplo, estão incluídos em todas as tarifas de quarto).

A marca da sofisticação também é conseguida pelos nomes sonantes que a linha de cruzeiros associa aos seus navios. No caso do Beyond, destacam-se o decorador Nate Berkus (responsável pelo design de um dos bares ao ar livre) e a atriz Gwyneth Paltrow, apresentada como consultora na área do bem-estar, que irá orientar uma semana de atividades num dos circuitos do navio pela costa italiana.

Ao nível da restauração, o Beyond gaba-se de proporcionar 32 espaços de restauração, incluindo 2 restaurantes "exclusivos", 8 restaurantes temáticos e outras tantas praças de alimentação, além de 14 cafés, bares e lounges. Destes, o mais curioso, e aquele na qual pode vir a ser mais difícil conseguir mesa, é o "Magic Carpet": uma plataforma móvel que sobe e desce um dos lados do navio consoante a altura do dia.

O Beyond irá dividir-se entre a Europa e a América do Sul. Na temporada europeia, realizará diferentes circuitos pelo Mediterrâneo, para onde ruma atualmente. No resto do ano, navega nas águas quentes das Caraíbas.