Existem muitas agências turísticas a oferecer passeios guiados pelos locais de filmagem da série nesta cidade da Croácia, mas é perfeitamente possível descobrir estes lugares por conta própria e sem grande stress.

Comecei pelo Forte Lovrijenac, subi as suas escadas e apreciei as vistas incríveis para o mar Adriático.

Guerra dos Tronos em Dubrovnik
créditos: Travellight e H. Borges

Segui para o Porto de Kolorina e vi a fictícia Blackwater Bay onde apanhei um barco até à Ilha de Lokrum. Nesta ilha gravaram cenas de Xaro Xhoan Daxos com Daenerys, em Qarth.

Guerra dos Tronos em Dubrovnik
créditos: Travellight e H. Borges

Cheguei em 15 minutos e o bilhete incluía entrada para a reserva natural, para as ruínas de um mosteiro beneditino e para uma exibição dedicada à Guerra dos Tronos que tem uma réplica do Trono de Ferro.

Ilha de Lokrum
créditos: Travellight e H. Borges

Depois de regressar da ilha segui até Pile Gate, o imponente portão por onde passou Jaime Lannister no seu regresso a casa, percorri as muralhas da cidade até ao Forte Bokar deslumbrando-me com as vistas do Porto de Kolorina e do Forte Lovrijenac.

Terminei na Torre Minceta (House of the Undying, na série) onde foram gravadas as cenas de Daenerys logo após o roubo dos seus dragões.

Muralhas da cidade
créditos: Travellight e H. Borges

As muralhas da cidade estão abertas das 8h00 às 19h30. Os bilhetes podem ser comprados na entrada perto do portão Pile. O pôr-do-sol aqui é de tirar o fôlego mas para evitar as multidões é melhor visitar de manhã bem cedo.

Já no centro da Old Town (“Cidade Velha”) parei no Museu Etnográfico de Dubrovnik, usado como fachada do bordel Littlefinger.

No seu interior, ao invés das personagens que frequentam o bordel na série, encontramos tesouros arqueológicos, trajes, instrumentos musicais e armas que ajudam a conhecer e perceber mais do passado de Dubrovnik e nos recordam que há pouco mais de 20 anos esta região foi assolada pela guerra. Muitos dos seus monumentos e locais históricos que agora podemos visitar tiveram de ser restaurados ou mesmo reconstruídos por completo.

Saindo do museu, voltei a embrenhar-me nas ruas de Dubrovnik tentando descobrir mais cenários de King’s Landing…

Uma das cenas mais memoráveis da "Guerra dos Tronos" aconteceu na quinta temporada quando a rainha Cersei Lannister foi humilhada e forçada a andar nua pelas ruas como um ato de penitência pelos seus pecados.

Refiz a sua infame caminhada da vergonha (vestida e sem uma multidão a ofender-me, é claro), começando no Palácio Sponza, no final da rua Stradun, a rua principal da Cidade Velha. Virei à esquerda na rua Lucarica e cheguei à praça onde todos os dias até às 12h30 é montado o Mercado Gunduliceva Poljana (um ótimo local para comprar frutos secos e doces de produtores e fabricantes locais). Continuei até à Escadaria dos Jesuítas e subi até à igreja de Santo Inácio (Sept of Baelor na série).

Guerra dos Tronos em Dubrovnik
créditos: Travellight e H. Borges

Dirigi-me depois a Ploce Gate, a entrada leste da velha cidade de Dubrovnik. Na série foi retratado como o portão do Red Keep, onde Cersei termina a cena da humilhação.

Saí por esse portão e, após uma caminhada de cerca de 2 km, cheguei à Villa Sheherazade, hotel que na Guerra dos Tronos representa a luxuosa casa do príncipe-comerciante e devotado partidário de Targaryen, Illyrio Mopatislocal.

Passei igualmente no Palácio do Reitor, que serve de cenário ao palácio do Spice King, na cidade fictícia de Qarth e achei bastante bonito o mosteiro dominicano, onde também foram filmadas cenas da série.

Terminei o dia no Parque Gradac, onde o rei Joffrey foi envenenado.

Réplica do trono de ferro
créditos: Travellight e H. Borges

Este passeio pelos cenários da "Guerra dos Tronos" é algo que recomendo a todos os fãs da série que estejam a pensar visitar Dubrovnik.

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World