Muitos turistas sonham em fazer viagens apenas para dar mergulhos e apanhar sol na praia. No entanto, a "viagem consciente" é uma das tendências para viagens em 2021.

Viagem consciente significa ter como objetivo criar um impacto positivo no lugar ou na comunidade que está a visitar e fazer com que as férias signifiquem algo além da diversão.

Uma das melhores formas de diminuir o impacto na Terra é melhorar a ligação com ela. Ao mergulhar na natureza, as pessoas sentem-se obrigadas a protegê-la. O site Euronews selecionou algumas das melhores viagens onde é possível ter um impacto positivo nos oceanos, praias, leitos de rios e até mesmo lagos.

Proteja os tubarões em Fiji

Em Fiji, é possível ser voluntário ao lado do WWF e do ProjectAWARE para alimentar, identificar e marcar tubarões. O primeiro passo é obter a certificação PADI Open Water, que permitirá fazer mergulhos de pesquisa e recolher dados úteis sobre os tubarões e o seu ambiente.

Ajude a proteger as tartarugas do Peloponeso na Grécia

Nesta viagem com a Responsible Travel , os viajantes podem ser voluntários no maior centro de resgate de tartarugas marinhas da Europa, ajudando a proteger os locais de nidificação, além de aumentarem a conscientização sobre a conservação na comunidade local.

Reúna dados sobre os recifes de coral em Porto Rico

A organização sem fins lucrativos ‘Amigos de Tres Palmas’ fez uma parceria com a Oceanic Society para oferecer este programa de voluntariado onde os viajantes terão oportunidade de cuidar de recifes de coral, repletos de cardumes de peixes.

Torne-se membro da tripulação num dos navios da Sea Shepherd

A ONG internacional Sea Shepherd possui 12 embarcações que aceitam voluntários. A missão da organização é continuar o legado do fundador e ativista da Sea Shepherd, Paul Watson, e lutar contra as injustiças contra baleias, golfinhos, focas, tartarugas marinhas, aves marinhas, peixes e todos os seres vivos nos oceanos.

Melhorar a qualidade da água do Rio Tamisa em Londres

A Thames21 mobiliza milhares de voluntários todos os anos para limpar a rede de hidrovias da capital britânica. Recolher o lixo ou ajudar a introduzir canaviais para combater a poluição é, com certeza, uma boa forma de passar o dia.

Faça caminhadas, ande de caiaque e observe baleias nos Açores

Esta viagem da Much Better Adventures, inclui uma caminhada até ao topo de São Miguel e os visitantes poderão conhecer Vulcão das Furnas, que remonta a 100.000 anos. Em seguida, existe uma experiência de canyoning na Ribeira dos Caldeirões, uma reserva protegida de águas azuis cristalinas.A viagem termina com a observação de baleias num caiaque, com um biólogo marinho à disposição.

Participe no novo programa de recife de coral na Costa Rica

Os recifes de coral são essenciais para o funcionamento saudável dos ecossistemas submarinos, protegem os litorais de tempestades e erosão, além de serem uma fonte de alimento e preservarem espécies ameaçadas de extinção. No Four Seasons Residences em Prieta Bay, os hóspedes do Black Tomato podem participar da regeneração dos recifes de coral através do Projeto de Propagação dos Recifes de Coral da Bahia Culebra, liderado pelo Centro de Pesquisa em Ciência Marinha e Limnologia (CIMAR).

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.