8 razões por que vale a pena visitar Newcastle este verão

1. "The Great Exhibition of the North"

O grande destaque do calendário cultural vai para a Grande Exposição do Norte, com a cerimónia de abertura a decorrer no dia 21 de junho, no Cais de Gateshead, com uma ponte de drones iluminados sobre o rio Tyne.

Durante a exibição, que acontece entre os dias 22 de junho e 9 de setembro, vão ser apresentados 3 roteiros de caminhadas temáticos e que vão orientar os visitantes aos locais e suas atrações. Como, por exemplo, Get North Art Trail, a North Design Trail e a North North Trail.

2. Paraíso gastronómico

Com uma série de novas aberturas de restaurantes, incluindo de estrelas Michelin, e comida de rua reconfortante, a cidade e áreas vizinhas são uma visita obrigatória para os amantes da boa gastronomia.

Para um encontro romântico ou celebração, sugere-se o House of Tides de duas estrelas Michelin. Ou o Quayside para uma experiência requintada de fine-dining. Em Gateshead, há o recém inaugurado Lola Jeans, que oferece, além de um menu atrativo, uma lista interessante de cocktails.

Explore também o bairro Jesmond, onde vai encontrar novos restaurantes, como Cal’s Own, para uma pizza ao estilo de Brooklyn.

3. Vida noturna agitada

A cidade está repleta de pubs, bares elegantes, clubes que tocam os melhores sets de DJs e locais com música para todos os gostos, resultando na sua merecida reputação como uma das melhores cidades de festa de Inglaterra.

Visite os pontos mais modernos, como o Palácio das Artes de Wylam Brewery, onde poderá assistir música ao vivo e participar em eventos gastronómicos de rua, enquanto desfruta das suas cervejas artesanais exclusivas.

Para um ambiente mais peculiar, siga até Alvinos com a sua variedade de máquinas de pinball e discos de vinil vintage ou, para uma incrível seleção de gins, passe a noite em Pleased To Meet You, onde vai encontrar mais de 100 atrás do bar.

4. Bairros "cool"

O centro da cidade de Newcastle está repleto de bares e restaurantes elegantes, mas os bairros de Ouseburn e Jesmond valem bem a pena uma visita.

Ouseburn é considerado o berço da revolução industrial em Newcastle e transformou-se num local criativo nos últimos anos. Visite a maior coleção de arte independente e artesanato de Inglaterra no The Biscuit Factory. Visite também Hoults Yard para teatro ao vivo, festivais de música e exposições de arte.

Jesmond tem uma atmosfera mais elegante, com as suas ruas repletas de casas geminadas vitorianas e tem uma fantástica variedade de bares, restaurantes e boutiques. Faça um piquenique e vá até Jesmond Dene nos meses de verão, onde encontra toda a beleza local.

5. Atrações icónicas que vão ficar bem no Instagram

O icónico Anjo do Norte, de Sir Antony Gormley, tem 20 metros de altura e 54 metros de largura e é uma excelente obra de arte pública. Dominando a paisagem de Gateshead, fique aos pés desta impressionante estátua - um símbolo de orgulho no noroeste de Inglaterra - para uma foto imperdível. Para celebrar o seu 20º aniversário, este ano haverá uma série de eventos especiais.

6. Beleza natural

Para fugir da agitação da cidade, recomenda-se uma visita ao Northumberland National Park. Aqui encontra a Dark Sky Reserve, Hadrian’s Wall (Património Mundial da Unesco), que oferece uma caminhada estimulante ou ciclo suave através de paisagens campestres deslumbrantes.

Newcastle também está perto da costa de Northumberland, onde encontra algumas das melhores praias do Reino Unido, cercadas por cenários impressionantes. Sugestões: Bamburgh Castle Beach ou Cresswell Beach.

7. Cidade de constrastes

Apenas a 12 minutos de comboio de Newcastle, mas com uma ambiente completamente diferente, Durham é uma das cidades mais pitorescas.

Uma magnífica catedral e castelo dominam o horizonte desta cidade que tem o seu próprio litoral e incontáveis locais históricos e eventos, incluindo o espetacular Kynren. Este "Conto Épico de Inglaterra" (de 30 de junho a 15 de setembro de 2018) é um espetáculo de grande sucesso, que percorre 2.000 anos de história e lendas, que conta com 1.000 pessoas no elenco e equipa.

8. História viva

O noroeste de Inglaterra é uma área repleta de património e história, mas uma das grandes habilidades da região é dar vida a esta história.

A menos de meia hora de carro a sul de Newcastle, o Beamish Outdoor Museum, que conta a história da região nas décadas de 1820, 1900 e 1940, oferece oficinas interessantes como manusear um motor a vapor ou cozinhar ao estilo dos anos 1940.

E, neste verão no Castelo de Alnwick, que já apareceu num dos filmes de Harry Potter e também na série Downton Abbey, oferece uma série de experiências, desde a Wizarding Week, Medieval Week até à Knight's Week e a Napoleonic Skirmish.

Newcastle fica a três horas de Londres a a uma hora e meia de comboio a partir de Emdiburgo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.