Pitorescos litorais a leste e colinas e pântanos a oeste saúdam os viajantes nas fronteiras escocesas (na fronteira com o norte de Inglaterra), facilmente alcançados graças à linha de comboio que liga Edimburgo à cidade fronteiriça de
Tweedbank em menos de uma hora.

Tenha a máquina fotográfica a postos para tirar belas fotografias durante a viagem de comboio, enquanto passa por várias joias arquitetónicas, como os viadutos Lothianbridge e Redbridge.

Saia em Tweedbank para visitar Abbotsford House, a casa do famoso escritor Sir Walter Scott. Esta mansão romântica foi construída durante as primeiras décadas do século XIX e reflete muito dos gostos de um dos autores mais proeminentes da época.

Perto está a atraente cidade de Melrose, não apenas a casa da magnífica Abadia de Melrose, do século XII, mas também dois jardins da National Trust for Scotland. O Priorwood, que possui o único jardim de flores secas dedicado da Escócia e o Harmony Gardens, um belo jardim com vistas deslumbrantes da abadia e das colinas de Eildon nas proximidades.

Glasgow

glasgow

Sabia que Edimburgo, a capital, e a maior cidade da Escócia, Glasgow, estão a apenas uma hora de distância? Uma cidade animada e criativa, Glasgow é conhecida pela sua poderosa herança industrial e lojas de renome internacional, bem como pela sua arte, cultura e música. Glasgow é, inclusive, City of Music da Unesco. Descubra por que ganhou este estatuto na Glasgow Music City Tour.

Os fãs de arte urbana podem fazer a primeira visita guiada ao género em Glasgow, a City Centre Mural Trail.

Os amantes do futebol podem fazer passeios pelos mundialmente famosos Rangers e Celtic Football Clubs, enquanto descobre o legado artístico e industrial da cidade em museus inspiradores, como a Galeria de Arte & Museu Kelvingrove, o Museu Hunterian e Galeria de Arte da Universidade de Glasgow e o Riverside Museum of Transport e o Tall Ship, nas margens do rio Clyde.

North Berwick

North Berwick

Em apenas meia hora de comboio, pode trocar as paisagens urbanas de Edimburgo pela calmaria do Litoral. North Berwick apresenta trechos de areias douradas e vistas panorâmicas sobre Bass Rock e as Ilhas Forth.

Faça uma viagem de barco até às ilhas para uma visita mais pormenorizada. E os amantes de pássaros também devem fazer uma visita ao Scottish Seabird Centre, na cidade.

Em alternativa, se gosta de um jogo de golfe com vista para esta maravilhosa costa, pode optar por um dos campos de golfe da cidade, o Glen Golf Club e o North Berwick Golf Club.

A cidade em si oferece uma boa coleção de cafés, bares e lojas, desde salões de chá de estilo vintage até cafetarias elegantes.

Para os que procuram conhecer mais o património, não perca a fortaleza do século XIV, o Castelo de Tantallon e o Castelo de Dirleton, que acolhe algumas das mais antigas construções de castelos da Escócia, ambas nas proximidades.

Stirling

Stirling

Se viu o filme Braveheart, vai querer visitar Stirling.

O icónico National Wallace Monument, com vista para a cena da vitória da Escócia na Batalha de Stirling Bridge, oferece uma visão fascinante do mundo do herói escocês, William Wallace.

Explore as ruas da cidade velha medieval, conheça a intrigante história real no Castelo de Stirling e veja o futebol mais antigo do mundo na Smith Art Gallery and Museum.

Talvez uma das atrações mais absorventes que conta as histórias do passado da região seja a Battle of Bannockburn Experience. Esta experiência imersiva em 3D vai levá-lo ao coração de uma das batalhas mais históricas da Escócia, terminando com uma visita à sala de batalha, onde os visitantes podem participar do jogo de batalha interativo.

E, se é fã da série de TV "Outlander", aproveite para visitar o Castelo de Doune, a cerca de 15 minutos da cidade, onde foram gravadas algumas das cenas.

Peebles

A sul de Edimburgo, nas margens do rio Tweed, encontra-se Peebles, uma cidade pequena e atraente com uma vibração artística distinta, que é enquadrada por paisagens campestres deslumbrantes.

O romancista escocês John Buchan, autor de "The Thirty Nine Steps", fez a sua casa aqui e uma pitoresca rota de caminhada de 21 quilómetros recebeu o seu nome, o John Buchan Way. Também pode fazer caminhadas na Floresta Glentress.

Apesar do seu tamanho, Peebles possui uma série de galerias de arte e estúdios e o seu passado histórico é predominante a cada esquina. Relíquias antigas estão espalhadas pela cidade, desde a destruída Cruz de Kirk até uma antiga Mercat Cross (que retrata um direito da cidade, concedido por um monarca ou barão, para manter um mercado regular).

Também pode interessar:

- Uma visita à Capela de Rossly, um dos locais de culto mais intrigantes da Escócia, na vila de Roslin, a 30 minutos de carro de Edimburgo. Descubra a sua história desde a sua fundação no século XV até à sua representação no romance, e no filme subsequente, O Código Da Vinci.

- Musselburgh, uma cidade mercantil histórica que ganhou o seu nome devido à quantidade de mexilhões encontrados nas margens próximas. É também o lar da mais antiga pista de corridas da Escócia - onde decorrem muitas competições ao longo do ano.

- Palácio de Linlithgow, para explorar o local de nascimento de Mary Queen of Scots, um palácio que já foi um ponto de paragem para a realeza no caminho entre o Castelo de Edimburgo e o Castelo de Stirling.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.