De acordo com as estatísticas governamentais, em 2018, Bali recebeu mais de 6 milhões de visitantes, e o objectivo é que estes números continuem a crescer.

Podem parecer demasiadas pessoas, mas a verdade é que Bali merece uma visita por inúmeras razões! Hoje apresentamo-vos alguns factos interessantes sobre esta ilha que fazem com que se distinga das restantes 17500 ilhas da Indonésia.

1 – Bali é a única ilha hindu da Indonésia

Esta é sem dúvida a razão principal pela grande popularidade desta ilha. Ao contrário das restantes 17500  ilhas da Indonésia, que são maioritariamente muçulmanas, Bali rege-se pelo hinduísmo balinês. Esta ramificação do hinduísmo, provém de influências do budismo e do animismo, o que origina um envolvimento extraordinário deste povo com a natureza.

Bali
créditos: TravelB4Settle

2 – Em Bali, todos têm os mesmos nomes

Este foi um facto que nós nem queríamos acreditar, mas é tradição. E verdade seja dita, é prático e ajudou-nos bastante a relembrar o nome dos locais. Em geral, os balineses nomeiam os seus filhos dependendo da ordem em que nascem, sendo que os nomes são os mesmos para homens e mulheres. Isto é, o primeiro filho chamar-se-á Wayan, Putu ou Gede, o segundo de Made ou Kadek, o terceiro filho será Nyomanou ou Komang e o quarto será Ketut.

Se o casal tiver mais do que quatro filhos, o ciclo recomeça e o quinto filho chamar-se-á ‘’Wayan’’, ‘’Putu’’ ou ‘’Gede’’ ou ‘’Wayan Balik’’ que significa ‘’o outro Wayan’’. Ou seja, em Bali ninguém quer ser o quinto filho (risos).

3 – Bali produz o café mais caro do mundo, originário de fezes de um animal

Não acredita? Então deixe-nos que lhe diga que nós provámos e gostámos! Ok, vamos começar pelo início! É a forma como este café é produzido que o torna caro e é aí que entra este tal animal, o Luwak, uma espécie de gato que dá a este café o nome de Kopi Luwak (café Luwak). Basicamente, pela sua falta de visão, este animal tem um olfato muito apurado e alimenta-se de grãos de café. Escolhe apenas os grãos ótimos que, depois de ingeridos não são completamente digeridos. Desta forma quando expelidos, são recolhidos e só aí passam pelo processo tradicional.

Tivemos a sorte de experimentar este café de forma gratuita, mas acabámos por perceber que esta indústria está a crescer e, infelizmente, o cativeiro deste animal também.

5 curiosidades sobre a ilha mais visitada do mundo
créditos: TravelB4Settle

4 – Os bebés balineses não podem tocar com os pés no chão

Mais uma peculiaridade da religião que torna este povo tão único! É que um bebé é considerado como algo puro, sagrado, ao contrário do chão que pisamos todos os dias que carrega todas as nossas energias! Desta forma, acredita-se que se tocarem no chão nos primeiros tempos de vida, os bebés possam ficam impuros! Por esta razão são sempre carregados ao colo por familiares e amigos da família até aos 105 dias de idade! Dia em que têm uma cerimónia chamada “Nyabutan Ceremony“, para que haja este acontecimento de, pela primeira vez, o bebé poder tocar com os pés no chão.

5 - A maioria das praias de Bali são de areia - negra

Será esta uma curiosidade desconhecida para muitos? A verdade é que era para nós até chegarmos a Bali. Sempre pensámos em Bali como aquele paraíso na terra com a água mais cristalina e as areias mais limpas e branquinhas. A verdade é que, tal como as nossas ilhas portuguesas, a maioria das praias de Bali são de areia negra e isso não prejudica a beleza destas praias. Tal como São Miguel nos Açores, Bali é uma ilha vulcânica.

No entanto, se acha que foi enganado/a pelas fotografias do Instagram, não foi! Existem muitas praias paradisíacas de areia branca e mar turquesa perto de Bali, nomeadamente nas ilhas Gili e em Nusa Penida e Nusa Dua. Todos estes sítios merecem a sua visita!

Bali
créditos: TavelB4Settle

As curiosidades não acabam por aqui. Bali é mesmo peculiar e portanto temos mais 5 curiosidades sobre esta ilha que não vai querer perder. Descubra em ‘’10 curiosidades sobre Bali que tu não sabes’’.

Se está a planear uma viagem à ilha de Bali na Indonésia, recomendamos a leitura do nosso Guia completo para Bali, Indonésia, com muitas dicas práticas e conselhos para preparar a sua viagem.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.