É certo que as discussões sobre o abuso a animais tornam o assunto menos interessante, mas a verdade é que há um café que é retirado das fezes da civeta. Ou seja, é produzido com os grãos de café que são extraídos das fezes do animal, que estão sobretudo nas ilhas de Sumatra, Java, Bali, e Sulawesi.

Em Bali, há locais onde pode ver a produção - torram manualmente os grãos, depois de retiradas as fezes dos animais - e onde pode provar também o café, que é tido como um dos melhores do mundo... nem que seja pela sua inusitada produção!

Veja o animal e os grãos nesta galeria de fotos.

E saiba mais sobre o surgimento e a produção deste café que atinge valores muito elevados. É um dos cafés mais caros do mundo. Mais curiosidades no Viaje Comigo.

A produção começou a ser feita de um modo menos natural e, segundo repórteres que visitaram alguns produtores, esta é feita com recurso ao abuso animal. O que nos deixa tristes e preocupados. Como não compactuar com isso é a parte difícil… e fica à consciência de cada um. Mas poderão sempre, quando visitarem Bali, procurarem locais de produção ética e certificada.

Boas viagens!

Siga o Viaje Comigo no Instagram e no YouTube.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.