São vários os locais que homenageiam diariamente a música. A Tiqets, plataforma online de compra de bilhetes para museus e atrações, disponibiliza bilhetes online para algumas das melhores atrações e experiências mundiais dedicadas à música.
E, para assinalar o Dia Mundial da Música, que se celebra a dia 1 de outubro, a equipa de especialistas da Tiqets sugere quatro ideias a não perder.
Ouvir fado ao anoitecer
Falar de música em Portugal é falar de fado. Este estilo popular, considerado Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO, pode ser ouvido da forma mais autêntica em Casas de Fado por todo o país.
Em Lisboa, a Mesa de Frades oferece uma experiência genuína no coração de Alfama, complementada com os pratos tradicionais servidos na casa. Onde antigamente ficava uma capela está hoje um lugar emblemático da “Rota do Fado” lisboeta. Já a norte, no Porto, a Casa do Fado na Ribeira é o local perfeito para ouvir uma atuação na baixa portuense. A qualidade da experiência valeu-lhe o prémio nacional de ‘Melhor Atividade’ nos Remarkable Venue Awards 2023 da Tiqets. O espaço fica situado numa adega do século XIX, que oferece o ambiente acústico perfeito para uma melancólica noite de fados.
Descobrir um museu musical
A música está em constante evolução, mas a história continua mais viva do que nunca. Prova disso: segundo a Billboard, em 2016, Mozart vendeu mais CDs do que Beyoncé.
A história da música pode ser descoberta em diversos locais, como é o caso da Casa da Música de Viena, na Áustria, que oferece uma experiência interativa numa área de exposição de 5000 m2, incluindo a sala de espetáculos, a que se pode juntar ainda um concerto ao vivo. Na Bélgica, no Museu dos Instrumentos Musicais de Bruxelas, é possível descobrir uma coleção com mais de 1.000 instrumentos que conta a história da música ocidental desde o final da Idade Média até ao século XIX.
Já no Reino Unido, o British Music Experience, localizado em Liverpool, inclui espaços interativos e experiências audiovisuais, bem como espetáculos de hologramas e um estúdio onde se pode aprender a tocar guitarra, bateria ou teclado. No museu estão também figurinos e instrumentos de grandes nomes da música britânica, como os Beatles, David Bowie e os Oasis. Para os fãs de música eletrónica, Amesterdão criou o primeiro museu dedicado exclusivamente ao estilo – o Our House Amsterdam conta a história da música eletrónica através de uma experiência imersiva e multissensorial com diversos recursos audiovisuais.
Conhecer salas de espetáculos icónicas
Bob Dylan, Elton John e até um histórico concerto conjunto dos Beatles e dos Rolling Stones - o Royal Albert Hall, em Londres, é uma das salas de espetáculos mais icónicas do mundo. Através de uma visita guiada, é possível conhecer o espaço em todo o detalhe, desde a sala principal ao Camarote Real. Com sorte, os visitantes poderão até cruzar-se com um artista a ensaiar.
Em Barcelona, uma visita ao Palau de la Música Catalana é uma viagem pela história da região. A começar pelo edifício, uma obra-prima de Arte Nova em que se destacam a escultura, os mosaicos e os vitrais. O Palácio recebe eventos culturais, obras teatrais e várias atuações musicais, com um auditório destinado a concertos de orquestras e recitais. O espaço foi declarado Património Mundial da UNESCO em 1997.
Explorar uma cidade com ritmo
E porque a música não está confinada a espaços fechados, são várias as formas de explorar uma cidade através de sons e de ritmos. Para os apaixonados por música clássica, o Tour Musical por Viena permite descobrir a cidade a pé passando por 25 pontos icónicos ligados à história da música, como a Ópera de Viena, a estátua de Beethoven e a Casa da Música. O passeio inclui auto-guia de 4,5 horas, app, mapa e fones de utilização única.
E porque não um passeio de barco? Em Lisboa, a Tiqets sugere embarcar numa viagem pelo Tejo, com uma atuação musical ao vivo, durante o pôr-do-sol. Esta é uma forma particularmente inspiradora de conhecer outra perspetiva da cidade, na companhia de um copo de vinho.
Comentários