
Desde o icónico Burj Khalifa às praias de Jumeirah, passando pelos bairros históricos e pelo encanto do deserto, a panóplia de experiências no Dubai é quase infinita. Quer seja a primeira vez que se explora esta cidade dinâmica ou uma visita recorrente, há sempre algo novo e empolgante para descobrir.
Recomendo pelo menos uns cinco dias para conhecer tudo o que o Dubai tem para oferecer. Podem ainda combinar o Dubai com outros Emirados, como Abu Dhabi ou Ras al-Khaimah. Além disso, uma vez que o Aeroporto Internacional do Dubai é um importante hub de aviação global com conexões diretas para inúmeras localizações em todo o mundo, podem considerar um stopover mais prolongado no Dubai no trânsito para outro destino.
O melhor período para visitar o Dubai são os meses entre outubro e maio, quando as temperaturas são mais amenas. De junho a setembro, o calor aperta e alguns espaços ao ar livre chegam mesmo a encerrar. No entanto, uma das minhas visitas ao Dubai foi um stopover em pleno verão e ainda assim tive uma boa experiência, aproveitando as horas da manhã e do final do dia para explorar a cidade. Eis as minhas sugestões para aproveitarem ao máximo este destino.
12 experiências imperdíveis no Dubai

1. Subir ao Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo
Uma visita incontornável no Dubai é ao icónico Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo. Com os seus impressionantes 828 metros de altura, oferece vistas panorâmicas de cortar a respiração a partir dos miradouros situados nos andares 124 e 148.
A experiência começa com uma viagem num elevador de alta velocidade e, ao chegar ao topo, serão recompensados com uma vista incrível sobre a cidade, o deserto e até o Golfo Pérsico em dias de boa visibilidade. O momento ideal para visitar este arranha-céus é ao pôr do sol, para assistir à transformação mágica da cidade à medida que o dia dá lugar ao crepúsculo e as luzes do skyline começam a brilhar.
2. Passear pela zona da Fonte do Dubai
Mesmo ao lado do Burj Khalifa encontra-se a Fonte do Dubai, o maior sistema de fontes coreografadas do mundo. Os espetáculos de água, luz e música decorrem diariamente entre as 18h e as 23h, a cada 30 minutos. Para uma vista privilegiada das fontes, existem tours em barcos tradicionais.
Nesta zona é possível passear pela Waterfront Promenade, com perspectivas únicas das fontes, ou visitar o Dubai Mall, um dos maiores centros comerciais com mais de mil lojas, desde boutiques de luxo a marcas internacionais e lojas tradicionais. Este centro comercial oferece variadas atrações, incluindo o Dubai Aquarium, uma pista de gelo coberta e o Reel Cinemas para uma experiência cinematográfica imersiva. Apresenta ainda inúmeras opções de restaurantes, alguns deles com esplanadas voltadas para a fonte.
Não deixem de explorar o Souk Al Bahar, um mercado típico com arquitetura árabe mesmo em frente a este empreendimento. Neste souk, encontrarão artesanato, jóias e souvenirs e poderão apreciar as vistas das fontes nas esplanadas dos restaurantes que servem iguarias tradicionais.
Para uma foto diferente do Burj Khalifa como pano de fundo caminhem até ao ponto fotográfico gratuito Wings of Mexico, a cerca de dez minutos a pé do Dubai Mall, ou até à zona exterior de jardins do Hotel Palace Downtown.

3. Explorar a icónica Palm Jumeirah
A Palm Jumeirah é um arquipélago artificial em forma de palmeira, conhecido pelas praias e pelos luxuosos resorts e hotéis, incluindo o famoso Atlantis, The Palm. Esta zona oferece atividades para todos os gostos. Podem optar pelo parque de diversões Aquaventure World Waterpark ou explorar o Lost Chambers Aquarium. Se preferirem caminhar, percorram o The Palm Jumeirah Boardwalk, uma marginal de onze quilómetros.
Os mais aventureiros podem experimentar o Skydive Dubai, uma experiência de pára-quedas única que oferece vistas deslumbrantes do Dubai e da Palm Jumeirah. Para vistas incríveis sem a adrenalina do skydive, visitem o The View at The Palm. Localizado a 240 metros de altura no 52.o andar da Palm Tower, é possível avistar deste miradouro todo o arquipélago, o Golfo Pérsico e o horizonte da cidade à distância.
4. Conhecer a história da cidade no Dubai Creek
O Dubai Creek é considerado o berço da cidade. Este canal de água salgada que se estende por dez quilómetros era no início do século passado um importante entreposto do comércio de pérolas e um porto que acolhia barcos vindos de locais tão diversos como a Índia ou África.
Vale a pena visitar Deira Creekside, onde encontrarão os vibrantes Souks do Ouro e das Especiarias, repletos de aromas intensos e jóias cintilantes. Podem atravessar o canal num barco abra e apreciar as vistas pitorescas dos mercados tradicionais contrastando com os arranha-céus modernos.
Não percam a oportunidade de visitar o bairro histórico de Al Fahidi, um dos mais antigos deste destino. Com ruas estreitas, torres de vento e edifícios tradicionais, este local oferece uma visão autêntica do Dubai do século XIX. Visitem as galerias de arte, museus e centros culturais que ilustram o património histórico da cidade. O Museu do Dubai, localizado no Forte Al Fahidi, oferece uma visão interessante da transformação do território numa metrópole global.
Explorem ainda a área de Dubai Creek Harbour e a sua marginal com cerca de seis quilómetros repleta de instalações de arte e vistas espetaculares do skyline da cidade. Esta zona é particularmente bonita ao pôr do sol.

5. Visitar o Dubai Frame
Sendo um dos marcos mais recentes do horizonte da cidade, o Dubai Frame tornou-se rapidamente uma atração imperdível. Este edifício em forma de moldura com 150 metros de altura oferece vistas deslumbrantes sobre a zona antiga e a moderna, a partir do seu deck de observação.
No topo podem caminhar sobre o chão de vidro, que proporciona uma perspetiva vertiginosa do solo. O museu na base do edifício apresenta exposições que mostram a história e as ambições futuras da cidade, sendo um local interessante para saber mais sobre a sua evolução.
6. Passear pelo Dubai Miracle Garden
O Dubai Miracle Garden é o maior jardim de flores naturais do mundo, com mais de 150 milhões de flores meticulosamente alinhadas em designs e estruturas elaboradas. Aberto de novembro a abril, é uma excelente alternativa à paisagem urbana. Passear por este verdadeiro oásis é um deleite para os sentidos e um local perfeito para os entusiastas de fotografia.

7. Viajar até ao futuro no Museum of the Future
O recente Museum of the Future oferece uma visão audaciosa do futuro através da ciência e da tecnologia. Devido à sua forma e à fachada revestida de aço adornada com caligrafia árabe, é uma verdadeira obra-prima arquitetónica, tendo sido já considerado um dos mais bonitos do mundo.
No interior, os visitantes são levados numa viagem que mescla tecnologia de ponta, criatividade e inovação. Ao contrário dos museus tradicionais focados no passado, este dedica-se a explorar as possibilidades ilimitadas do futuro. À medida que caminham pelas suas exposições imersivas, serão convidados a interagir com conceitos futuristas que incorporam inteligência artificial ou realidade aumentada.
8. Descobrir o encanto de Al Madinat Jumeirah
Tendo sido inspirada numa cidadela árabe e sendo apelidada de "Veneza do Dubai", Al Madinat Jumeirah combina o luxo moderno com o charme tradicional. Os visitantes podem passear pelos canais, fazer um passeio num barco abra ou explorar o souk com lojas de artesanato, joalharia e especiarias locais. Existem também restaurantes à beira-mar que servem desde iguarias típicas a refeições gourmet.

9. Visitar um hotel de Sete Estrelas
O Burj Al Arab é considerado o hotel mais luxuoso do mundo. Com sete estrelas, destaca-se pela sua opulência, interiores luxuosos, serviço excelente e vistas deslumbrantes sobre o mar. Mesmo quem não esteja hospedado na unidade já pode visitá-lo através da tour Inside Burj Al Arab, uma experiência de 90 minutos que explora os seus interiores. Para ver o edifício icónico do exterior, dirijam-se até Kite Beach, uma praia ideal para os entusiastas de desportos aquáticos.
10. Nadar no The Beach JBR e andar na maior roda de observação do mundo
O The Beach em Jumeirah Beach Residence (JBR) é um refúgio à beira-mar que combina descontração e entretenimento. Com águas quentes e areias douradas, esta praia é perfeita para nadar, apanhar sol ou experimentar desportos aquáticos. Além da praia, nesta zona há restaurantes, cafés, lojas e atividades para toda a família.
A uma curta distância a pé, na Bluewater Island, encontra-se a Ain Dubai, a maior roda de observação do mundo que apresenta vistas impressionantes para a cidade.

11. Admirar o Skyline do Dubai a partir de um rooftop
Não faltam opções de rooftops no Dubai para admirar o skyline incrível da cidade. Seja na zona de downtown com vistas para o Burj Khalifa, em Jumeirah ou na área The Beach JBR, não percam a oportunidade única de contemplar a cidade num dos muitos rooftops localizados em arranha-céus, para que a sua grandiosidade se revele em todo o seu esplendor.
No Dubai é ainda possível nadar nas piscinas de borda infinita mais altas do mundo. A Aura Sky Pool, que detém esta distinção, tem uma vista de 360° para a Palm Jumeirah. Outra opção é a piscina do hotel Address Beach Resort. Localizada no 77o andar, oferece perspetivas incríveis para o skyline deste destino, para o mar e para a Ain Dubai. Mesmo que não estejam hospedados no hotel, podem comprar um passe diário para aceder à piscina.
12. Vivenciar a magia do deserto
Explorar o deserto no Dubai é uma experiência incontornável nesta região. Embora o deserto esteja localizado a uma curta distância da cidade, a paisagem urbana é completamente substituída por um cenário de dunas douradas que se estendem até ao infinito.
Existem muitos tours a partir do centro que levam os visitantes até ao deserto num jipe e proporcionam uma emocionante experiência de dune bashing, seguida de sandboarding para deslizar pelas dunas. Para quem procura uma ligação mais autêntica com as tradições locais há também passeios de camelo disponíveis.
À medida que o sol se põe, tingindo o céu de tons laranja e rosa únicos, a atmosfera torna-se mágica. O dia termina com um jantar tradicional em estilo beduíno sob as estrelas, acompanhado por danças típicas como a dança do ventre ou a tanoura. Os mais aventureiros poderão mesmo dormir num acampamento, uma experiência certamente inesquecível.

Para mais inspiração sobre viagens podem consultar o blogue da Ana, the Travel in Pink ou a sua página de Instagram.
Comentários