“Walkingaia” é o projeto de orientação visual que dá o mote para o primeiro encontro internacional de Instagram em Portugal desde o início da pandemia.
Entre 2 e 4 de julho, cerca de uma dezena de influenciadores digitais com uma audiência acumulada de mais de um milhão de seguidores vai descobrir e promover a singularidade de Vila Nova de Gaia, explorando lugares, identidade e património.
Descobrir o Centro Histórico de Vila Nova de Gaia, conhecer a população, evidenciar o património imaterial intrínseco, o valor identitário dos lugares, destacar a materialidade desaparecida ou escondida num território repleto de narrativas e lendas longínquas no tempo, complementando o imaginário mundialmente conhecido do Vinho do Porto, são os desafios lançados aos portugueses @_bornfreee_, @joao.bernardino, @kitato, @alexcoelholima, @martanferreira, @brunofsilva, @eugeniahanganu, @lx.wanderer e @marjorges, ao espanhol @nicanorgarcia e ao italiano @ichmiles.
Com o objetivo de promover Vila Nova de Gaia e o seu património como destino no Instagram a nível nacional e internacional, “Walkingaia” dá expressão material e imaterial ao território que vai muito além da abordagem turística, através de um conjunto de intervenções visuais alusivas a movimentos, imagens, antigas dinâmicas e construções desaparecidas, assentes no conceito de deambulação e serendipidade.
A representatividade das intervenções permite a interpretação singular através de um conjunto de indicações, marcos visuais e pistas sobre uma geografia concreta: o edificado, a sua história e identidade, sempre com paralelismo visual da margem do Porto, valorizando pontos de observação e miradouros, incluindo informação, reflexões de autores locais e nacionais, provocando a vontade de percorrer o território.
“Quisemos fugir à habitual abordagem superficial do território que os movimentos turísticos provocam e aprofundar um conhecimento mais intrínseco do Centro Histórico de Vila Nova de Gaia, convidando influenciadores digitais cuja mensagem chega a mais de um milhão de pessoas em todo o Mundo. Na verdade, mantemos o propósito de promoção do destino além-fronteiras mas desfocamo-nos dos lugares mais conhecidos e chamamos a atenção para tudo o que os rodeia”, destaca António Miguel Castro, Presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, E.M.
Comentários