Até 28 de julho, o “Verão no Parque” acolherá “atividades muito ecléticas”, além da terceira edição do “Sons à Solta”, a segunda de “Augusto Hilário: Guitarra de Coimbra, alma viseense” e ainda a 12.ª edição do “Que jazz é este?”.
“É uma ocupação do Parque Aquilino Ribeiro que estará cheio de atividades muito ecléticas, e muito regulares, que permitem, ao mesmo tempo, o usufruto daquele espaço que é uma das joias da coroa” da cidade, disse a vereadora da Cultura.
Leonor Barata acrescentou que, a par do uso daquele espaço, “muito propício ao ambiente familiar”, haverá “música, teatro, sobretudo ao fim de semana, ioga, em especial em junho e dança, através das escolas” de Viseu.
Segundo a vereadora, haverá atividade regular, “com especial incidência de quinta-feira a domingo” e, ao longo de todos os dias, o parque terá “o mercado das boticas, na avenida principal”, com rotatividade semanal dos promotores, para “dar oportunidade a mais operadores”.
A Câmara destaca, designadamente, nos dias 30 e 31, a terceira edição do “Sons à Solta”, um incentivo ao “desenvolvimento dos talentos dos viseenses, ou com ligação a Viseu, na área da música”, adiantou a vereadora Mara Almeida.
“Todos os concorrentes têm um prémio monetário e os vencedores vão também atuar na Feira de São Mateus, uma forma de darem a conhece, e exibirem, num palco de excelência, os seus talentos”, indicou Mara Almeida.
O primeiro fim de semana, 01 e 02 de junho, será dedicado às crianças, com “uma programação especial”, incluindo um espetáculo, na tarde de sábado, pelo grupo Bué Animados, e a feira solidária “Mercado da Inclusão”.
“As instituições e associações que se dedicam à inclusão, na questão da deficiência ou necessidades especiais, marcam presença com bancas a venderem os produtos que eventualmente tenham e a divulgarem o seu trabalho”, adiantou Leonor Barata.
A segunda edição de ‘Augusto Hilário: guitarra de Coimbra, alma viseense’ decorrerá nos dias 07 e 08 de junho, com um prelúdio no dia 01, com Paulo Soares a “interpretar e homenagear” Octávio Sérgio.
No dia 07 de junho, será lançado o livro do primeiro colóquio, realizado em 2023, sobre Augusto Hilário, e, à noite, o parque acolhe fado de Coimbra e, na noite do dia seguinte, o fado será de Lisboa “e no feminino, não só as vozes como as guitarristas”.
Entre 18 e 21 de julho, decorrerá a 12.ª edição do festival “Que jazz é este?”, um “evento âncora” de Viseu, organizado pela coletividade Gira Sol Azul, e cuja programação será apresentada mais tarde, disse Leonor Barata.
A programação da iniciativa “Verão no Parque”, vai sendo “atualizada em permanência” na página oficial da Câmara de Viseu, estando, para o primeiro dia, nesta quarta-feira, agendada música, a partir das 21:30, com Band of Brothers.
Comentários