A posição estratégica do stand da CIM Viseu Dão Lafões, à entrada do Pavilhão 2, funcionava como um ponto de encontro privilegiado, atraindo todos os dias os visitantes a conhecerem as várias propostas da região.

“Com esta participação, a região de Viseu Dão Lafões mostrou que é mais do que a soma dos seus municípios. É uma verdadeira rede em que os concelhos se complementam uns aos outros e assumem uma identidade comum”, sublinha, em jeito de balanço, Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões. “A programação e as ativações desenvolvidas no stand da CIM reforçaram essa identidade, com um foco estratégico nos eixos da Gastronomia e Vinhos, Natureza e Cultura. Ao apresentarmos os produtos turísticos de forma integrada, valorizámos a região: juntámos o que temos de melhor, numa visão transversal do nosso património material e imaterial, por forma a potenciar as experiências de quem nos visita”, acrescenta.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM, considera que “foi com orgulho que, ao longo dos cinco dias de BTL, recebemos visitantes dos mais diversos quadrantes, político e social, além de profissionais do setor do turismo e de visitantes anónimos. Em comum, ouvimos de todos elogios sobre a forma como a região se apresentou na feira, unida e integrada. Temos de dar os parabéns a todos os municípios e parceiros, pelo esforço comum nesta presença. A união fez mesmo a força da presença de Viseu Dão Lafões na BTL”, destaca.

“A BTL constituiu uma oportunidade única para comunicarmos a região em conjunto, assim como para darmos a conhecer eventos com capacidade de atração de públicos para todo o território e para reforçarmos a perceção de que o Coração de Portugal é um destino completo e único, capaz de proporcionar uma experiência versátil e total a quem nos visita”, remata Nuno Martinho.

Viseu Dão Lafões na BTL:
Viseu Dão Lafões na BTL: créditos: DR

Produtos turísticos âncora estiveram em destaque

Em mais de 40 horas de programação, a CIM e os 14 municípios que a compõem apresentaram os produtos turísticos que fazem desta região um destino único e, ao mesmo tempo, diversificado.

A gastronomia, o vinho, o enoturismo, a natureza e o património histórico foram os focos principais da estratégia de promoção, tendo a área de restauração, a recriação da Ecopista do Dão (que atravessava todo o espaço), o baloiço (na parte superior) e o quiosque interativo com questões sobre a região a serem as zonas do stand preferidas dos visitantes.

De salientar que perto de 1000 pessoas interagiram com os desafios do quiosque interativo e do baloiço. Os vencedores dos jogos do quiosque recebiam merchandising do território; no baloiço, as pessoas podiam tirar uma foto enquadrada no cenário magnífico das Montanhas Mágicas.

E como a BTL não é apenas um espaço de promoção, a presença de Viseu Dão Lafões foi também marcada por muitas reuniões de trabalho, em especial nos dias exclusivos para visitantes profissionais.

Viseu Dão Lafões na BTL:
Viseu Dão Lafões na BTL: créditos: DR

Espaço com mais de 200 metros quadrados

O stand de Viseu Dão Lafões na BTL 2023 teve como base a forma hexagonal que compõe o logótipo da CIM. O núcleo central abria para o exterior as principais áreas da proposta: Cultura – Gastronomia & Vinhos – Showroom, interligadas por um percurso elevado que se destacava e que representava as ecopistas e a área do Turismo de Natureza.

Enquanto os espaços do piso térreo configuravam a proximidade, o percurso elevado explorava o aspeto cenográfico da paisagem, quer natural quer urbana, que caracteriza a região, permitindo uma diferente perspetiva das diferentes áreas do stand e da própria feira.

O elemento natural estendia-se a todas as áreas, conjugando plantas naturais com diferentes materialidades para obter um sentido orgânico, rústico e moderno.