O endereço completo é um mistério e não aparece nos sites de imobiliárias, mas isso não impediu que um vídeo deste apartamento tenha registado 21 milhões de visualizações desde que o agente imobiliário Cameron Knowles publicou o anúncio na semana passada na sua conta do TikTok, New York City Realtor.

O vídeo, com a legenda "O pior apartamento na história de Nova Iorque!!!", mostra um único cómodo sem WC e sem cozinha, apenas um mini frigorífico e um armário.

Knowlton, que trabalha na imobiliária Compass, disse à AFP que o apartamento fica no bairro de West Village, mas não quis dar o endereço completo.

"Antes que você pergunte, sim, é um apartamento real. Isso é o que você pode conseguir por 1.650 dólares no bairro mais cobiçado de Nova Iorque", explica Knowlton no vídeo.

@newyorkcityrealtor#apartmenttherapy #westvillage #apartmenthunting #luxuryapartmentsnyc #nycapartment #fyp♬ original sound - New York City Realtor

Em seguida, na segunda parte desta "tour", ele mostra um chuveiro e um WC no corredor, em espaços separados, que "são compartilhados por todo o prédio".

É preciso chave para entrar em ambos "por razões de segurança", disse Knowlton. A casa de banho, explica, "está bastante limpa", mas não tem lavatório.

@newyorkcityrealtor#apartmenthunting #apartmenttherapy #luxuryapartmentsnyc #westvillage #realestateagent #part2♬ original sound - New York City Realtor

"Isso não é um apartamento. É um compartimento", escreveu um utilizador do TikTok, num dos 41.000 comentários que o vídeo gerou.

Outro utilizador disse que é possível alugar uma casa de 175 m2 no Texas por metade do preço.

Para Violette, outra utilizadora, o apartamento é bem real. "Assim era literalmente meu primeiro apartamento em Nova Iorque (...) Era o inferno", comentou.

No ano passado, o Deutsche Bank qualificou Nova Iorque como a terceira cidade mais cara do mundo para arrendar, atrás de Hong Kong e São Francisco.

Em outubro de 2020, a renda mensal média em Manhattan era de 3.790 dólares, segundo o site Rent Cafe, para apartamentos com tamanho médio de 65 m2. A renda média no West Village é de 4.392 dólares por mês. É neste bairro que fica o prédio que servia de cenário para a famosa série Friends.

Prédio do série Friends em West Village
Prédio da série Friends em West Village créditos: Alice Barcellos

"Vi alguns apartamentos divertidos em que o WC fica na cozinha ou tem um duche na sala de estar, mas esse é o pior que vi", disse Knowlton à AFP.

A pandemia causou uma queda de 11% nas rendas em Nova Iorque, segundo o Rent Cafe.

Knowlton acredita que o apartamento será arrendado rapidamente. "Antes da pandemia, este prédio estava cheio. É um dos bairros mais cobiçados do mundo. Alguém vai arrendá-lo", disse.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.