Fazendo jus ao slogan adotado pelo Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT), que se auto-intitula o “O Destino do amor: quem cá vive ama o Tua, quem cá vem apaixona-se também”, esta entidade acaba de lançar um novo “produto turístico”, especialmente vocacionado para os verdadeiros apaixonados pelo Birdwatching.
Atravessando os cinco municípios que integram o PNRVT (Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor), foram implementados pela empresa PortugalNTN, três percursos ornitológicos, que podem ser feitos de carro, que totalizam 250 km definidos, devidamente marcados, com sinalética orientativa e informativa.
Em cada um dos municípios foi definido um local com melhores condições de observação de aves e nesses locais construídos pequenos observatórios em madeira, perfeitamente integrados na paisagem, que garantem uma experiência mais discreta, cómoda e segura. Este produto tem vindo a ser trabalho pelo PNRVT nos últimos dois anos.
Durante o período em que se trabalhou na implementação das infraestruturas de apoio à atividade, foi também produzido um Guia de Aves do PNRVT, onde estão identificadas 160 espécies observáveis, bem como a frequência, as épocas do ano e até do dia em que são avistadas com maior facilidade.
Paralelamente, o PNRVT apostou na formação dos agentes locais, 20 formandos (operadores turísticos dos sectores de animação, alojamento e restauração, técnicos de Turismo dos Municípios, amantes do Birdwatching e simples curiosos) fizeram esta aprendizagem, que começou com o conhecimento da biologia das aves, de cada uma das espécies, do seu canto e chamamento, até aos processos de anilhagem, construção de comedouros, bebedouros e caixas-abrigo.
Este produto, que agora está a ser promovido e começa a ser trabalhado, tem como público-alvo os nichos de mercado constituídos por pessoas capazes de viajar motivados pela simples experiência de observar ou fotografar aves. Este tipo de público em Portugal ainda é insipiente, mas no Reino Unido, na América e no Norte de Europa, há um mercado importante que o Vale do Tua quer conquistar.
As características destes nichos de mercado adequam-se à estratégia promocional do PNRVT, que quer competir “na base do valor e não na base do volume”, conforme refere o seu diretor, Artur Cascarejo. Aliás, todo o investimento realizado pelo PNRVT segue essa lógica e coerência. Com apenas sete anos esta área protegida começou por implementar uma Rede de Percursos Pedestres, que integra microrreservas, miradouros, património arqueológico e até as comunidades, cuja qualidade de vida e desenvolvimento, em sintonia com a conservação, estão na “missão” do PNRVT.
Houve, de seguida, um forte investimento no céu do Vale do Tua, que recebeu a certificação de DarkSky e é o único destino no Norte do país reconhecido e preparado para o astroturismo. Também este “produto”, contou em primeiro lugar com a formação dos agentes locais.
Agora o Birdwatching posiciona novamente o PNRVT como um dos destinos melhor preparados do Norte do Pais. O projeto de Birdwatching foi financiado pelo Programa Operacional Norte 2020, que não financiou a formação dos agentes turísticos. Esse curso foi suportado pelo PNRVT, que o ofereceu gratuitamente aos interessados. “Se não houver empresas e agentes capacitados no território, que desenvolvam os produtos, não temos capacidade de retirar o devido proveito deste ou de outros projetos”, explicou Artur Cascarejo.
Comentários