Imagem: The Island Walk
Para quem gosta de caminhar, esta é a derradeira conquista. A Ilha do Príncipe Eduardo, na costa oriental do Canadá, tem uma nova rota de 700 quilómetros que contorna todo o território - a Island Walk - numa conjugação de trilhos que já existiam, estradas de terra batida e autoestradas públicas.
Este caminho foi inaugurado em setembro de 2021 e conseguiu unir todo o perímetro da mais pequena província do país, passando por praias, miradouros panorâmicos e cidades. "Tal como o Caminho de Santiago, o Island Wal dar-lhe-á tempo para abrandar e estar presente nos seus pensamentos e viagem diária, enquanto experimenta a beleza simples da ilha à sua volta", disse o mentor da ideia, Bryson Guptill, em comunicado de imprensa citado pela Travel and Leisure.
Todo o percurso leva cerca de 32 dias para ser concluído mas os viajantes podem parar em qualquer lugar e é mesmo esse o objetivo já que o trilho passa, inclusive, por duas das principais cidades, Charlottetown e Summerside, onde estão as principais atrações gastronómicas e culturais. Os caminhantes encontram também várias pousadas e hotéis parceiros que auxiliam no transporte para a entrada do trilho mais próxima ou na transferência de bagagem quando se muda de alojamento.
De maio a outubro é considerada a melhor altura do ano para esta aventura, sendo julho e agosto os meses com pico de visitantes e alguns dos festivais locais mais atrativos, como o Festival Anual da Ostra, em Tyne Valley, ou Rock the Boat MusicFest.
Apesar da ideia ser inovadora, as caminhadas não são uma novidade na ilha. Em 1989, quando a companhia ferroviária Canadian National Railway acabou com as linhas férreas, os ilhéus persuadiram o governo local a transformá-los em ciclovia e trilhas para pedestres. Nascia assim o Trilho da Confederação, que alcançou os 450 quilómetros e foi o antecessor desta nova rota. Atrevia-se a experimentar?
Comentários