A informação foi divulgada durante o Fórum Global de Aviação Sustentável, um evento oficial da COP 28 dedicado à sustentabilidade da aviação.

O Nível 5 da Acreditação Carbono Aeroportuária é a primeira certificação em todos os setores que fornece o enquadramento para que as empresas reduzam a zero as emissões líquidas de carbono, ao mesmo tempo que trabalham para influenciar os seus parceiros a também reduzirem as emissões de carbono.

Este nível 5 reconhece a realização e a maturidade máximas da gestão do carbono, com base em vários requisitos, como a redução massiva do carbono em termos absolutos. Os aeroportos devem demonstrar uma redução de pelo menos 90% das emissões de CO2 sob o seu controlo:

  • Ponta Delgada reduziu 96,16% das suas emissões diretas entre 2014 e 2022;
  • Madeira reduziu 96,74% das suas emissões diretas entre 2014 e 2022;
  • Beja alcançou 98,1% de redução das suas emissões diretas entre 2014 e 2022.

Todos os 10 Aeroportos da ANA reduziram as emissões de carbono em 50% em 2022, para o âmbito 1 e 2.

A ANA Aeroportos de Portugal, com 10 aeroportos, aderindo à ambiciosa estratégia ambiental definida para toda a rede VINCI Airports, permitiu que Portugal passasse a ter três aeroportos entre os 10 melhores do mundo com a mais alta acreditação de gestão de carbono, Nível 5, enquanto os restantes 7 têm acreditação Nível 4+.

Como elemento chave deste plano de ação, o programa de produção fotovoltaica da VINCI Airports está atualmente a ser desenvolvido em todos os aeroportos portugueses, com a primeira unidade operacional no Aeroporto de Faro desde 2022.

O programa de descarbonização florestal da VINCI Airports, com o objetivo de sequestrar emissões residuais (âmbitos 1 e 2), foi também implementado nos aeroportos de Faro, Porto Santo e Lisboa.

Entre as iniciativas de âmbito 3 implementadas nos aeroportos portugueses em 2022, destacam-se a abertura da maior estação de carregamento de veículos elétricos de Portugal no Aeroporto de Lisboa e os primeiros voos comerciais com combustíveis sustentáveis de base biológica (SAFs) nos aeroportos de Lisboa, Porto e Açores.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.