De um Instagrammer russo que atirou a sua mota de um cais para o mar, a dois youtubers que enganaram um guarda de supermercado pintando máscaras faciais na cara, ao invés de usarem uma, violando assim as regras da ilha, passando por um casal que se filmou a ter relações sexuais numa montanha sagrada: Bali tem recebido muitos influencers mal educados e acha que já chega.

Enquanto alguns países enviaram viajantes estrangeiros para casa durante a pandemia, a Indonésia permitiu que os visitantes continuassem no país. No entanto, um ano após o início da pandemia, as autoridades afirmam que muitos turistas estrangeiros ainda demonstram um grande desrespeito pelos protocolos de saúde locais.

"Sim, os estrangeiros trazem-nos lucro. Mas as suas ações colocam em risco os funcionários locais que também trabalham para atendê-los. Será que podem ter um pouco de empatia?" disse a designer com carreira política Niluh Djelantik ao The Guardian.

Os influencers digitais parecem ser parte do problema. “A chave para a recuperação de Bali  é o baixo número de casos. Mas os estrangeiros que têm seguidores criam conteúdo sobre a violação dos protocolos de saúde, deixando a impressão de que Bali não é seguro ”, disse Niluh.

Niluh espera que os estrangeiros - incluindo os influencers - ajudem a população local a manter Bali um destino seguro. “Para os estrangeiros que têm seguidores, vamos dar as mãos com os balineses. Tenham um pouco de empatia."

Nos últimos meses, relatos de ações desrespeitosas, festas e até mesmo comportamento insultuoso de influencers causaram revolta nas redes sociais. Este ano, cerca de 346 turistas estrangeiros violaram os protocolos de saúde e 60 foram mesmo deportados da ilha.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.