Depois de milhões de fotos partilhadas no Instagram, vários turistas esperavam encontrar um templo junto à água, onde capturariam a imagem real e o seu reflexo na água. Na verdade, não há água e é tudo um jogo de espelhos feito com a câmara parta deixar a imagem mais instagramável.

Polina Marinova, jornalista búlgara a viver em Nova Iorque, partilhou no Twitter a sua desilusão ao perceber que as imagens no templo Pura Lempuyang, em Bali, Indonésia, são falsas. Coloca-se um espelho ou uma superfície refletora na parte inferior da lente da câmara para gerar na imagem um efeito aquático que não é real.

"A prova de que os influencers do Instagram estragaram tudo. Os meus sonhos e esperanças partiram-se em mil pedaços ao descobrir que a 'água' no Portão do Céu é somente um pedaço de vidro debaixo de um iPhone", diz na publicação, partilhada mais de 9 mil vezes.

Para conseguir esse efeito, nem sequer é necessário editar a foto. Moradores oferecem-se para fazer a foto - em troca de alguns euros - ao colocarem o telemóvel a 90 graus contra uma superfície que faça reflexo. Pode ser um vidro, um espelho e até a capa do telemóvel. Neste vídeo do YouTube, Antarik Anwesan mostra como tudo é feito.

Depois de uma viagem de duas horas, Antarik juntou-se a uma enorme fila de turistas e esperou quase duas horas para tirar a foto com roupa tradicional balinesa. A foto foi tirada por um habitante local sentado em frente aos Portão do Céu, com o espelho a fazer o reflexo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.